Campina FM - Ao Vivo

Escute sem parar! baixe o nosso app.

Foto: Codecom-UEPB

Projeto da UEPB oferta aulas de musculação para crianças e adolescentes

Compartilhe:

Uma iniciativa inédita que eleva a autoestima, torna a mente saudável, contribui para melhorar a qualidade de vida e proporciona a consciência corporal. Estes são alguns dos benefícios do projeto pioneiro Musculação Infantil, desenvolvido pelo Laboratório Pedagógico: Saúde, Esporte e Lazer que faz parte do programa de extensão do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A iniciativa oferece a crianças e adolescentes a partir de 11 anos aulas gratuitas de musculação, uma modalidade esportiva onde não é muito comum ver os mais jovens praticarem.

Coordenado pelo professor Andrei Lopes, especialista em musculação infantil e docente na Universidade desde 2012, o projeto tem quebrado paradigma e despertado nos mais jovens o gosto pela musculação. O professor lembrou que a musculação para crianças e adolescentes é recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria e ressaltou que ainda há muito tabu em volta do tema, principalmente depois da decisão do Conselho Federal de Medicina de 1999 que havia rejeitado a prática de musculação para crianças.

A partir dessa decisão, Andrei Lopes, juntamente a alguns pesquisadores na área, conseguiram, em 2001, que o site do Conselho fosse atualizado com novas informações sobre a prática esportiva e não mais condenando a musculação infantil. “Hoje, em 2022, as pesquisas e a prática mostram que, quando bem orientada, a musculação é muito benéfica para os pequenos, desenvolvendo a consciência corporal, força, flexibilidade e coordenação motora. Isso sem falar nos benefícios para a sociabilização e saúde mental da criança” destacou o docente.

O Laboratório
Também conhecido como Escolinha do DEF, o Laboratório existe desde o final dos anos 1990 e é coordenado pela professora Anny Dantas. Diversas modalidades são oferecidas como: artes marciais, natação, hidroginástica, futsal, musculação, atletismo, dança e ginástica. Tudo de forma gratuita e inclusiva. As aulas são ministradas por alunos da Instituição sob a supervisão de professores do curso, e acontecem todas às terças e quintas-feiras, com turmas pela manhã e à tarde.

Atualmente, o projeto de musculação infantil conta com 20 participantes, pois ainda está em fase de retomada no pós pandemia. Mas já foram atendidas mais de 100 crianças desde a sua criação. Para participar do projeto, os interessados, acompanhados de um responsável maior de idade, devem comparecer ao Laboratório Pedagógico no horário do projeto. A inscrição acontece em fluxo contínuo, podendo chegar em qualquer momento do semestre.

Fonte: Codecom-UEPB

Tags: cAMPINA_FM, CAMPINA_GRANDE, musculação, Uepb

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS