Campina FM - Ao Vivo

Escute sem parar! baixe o nosso app.

Foto: Assessoria

Romero anuncia parcerias com o Nutes, da UEPB, e pretensão de comprar respiradores de excelência tecnológica a baixo custo

Compartilhe:

O prefeito Romero Rodrigues visitou, no final da tarde desta sexta-feira, 30, o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Recebido pelo coordenador geral do Núcleo, professor Dr. Misael Morais, Romero conheceu o acervo de soluções tecnológicas da unidade e revelou interesse na aquisição de respiradores mecânicos desenvolvidos pela equipe, de excelência técnica e de baixo custo.

Acompanhado do secretário Filipe Reul, da Saúde de Campina Grande, e do coordenador de Comunicação do Município, Marcos Alfredo, Romero ouviu relato de Misael de Morais sobre a espera do Nutes pela certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, para disponibilizar a tecnologia e iniciar produção em larga escala dos respiradores.

O ventilador pulmonar foi desenvolvido em apenas três semanas. Trata-se de equipamento essencial para a manutenção da vida dos pacientes em UTI, com casos graves da Covid-19, e tem sido muito difícil a compra desses aparelhos devido à alta demanda mundial e também pelo alto preço. O respirador terá um custo muito menor, pois foi criado com material 100% nacional.

(Prefeito de Campina Grande e secretário de saúde do município visitam laboratório do Nutes (UEPB). Foto: Codecom/PMCG)

PARCERIA

Uma demanda que deverá resultar em convênio entre a Prefeitura e o Nutes, já na próxima semana, diz respeito à aquisição de álcool em gel, desenvolvido por um dos laboratórios do núcleo.

O coordenador Misael Morais destacou, ainda, o trabalho de pesquisadores da unidade, em relação ao monitor de sinais vitais e desfibriladores que são produzidos com quase 25% de custo mais barato que o normal no mercado, resultado da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), que envolve o Ministério da Saúde e a empresa brasileira Lifemed. A PDP já entregou, desde 2018, 1.264 monitores e 781 desfibriladores em unidades de saúde do SUS, distribuídas em 17 estados e o Distrito Federal.

Foram desenvolvidos também uma plataforma de monitoramento em tempo real de pacientes infectados e um módulo, em parceria com a empresa 3Wings, de gerenciamento de leitos de UTI.

Fonte: Assessoria

NOTÍCIAS RELACIONADAS