Campina FM - Ao Vivo

Escute sem parar! baixe o nosso app.

Foto: spira.ime.usp.br

Pesquisadores brasileiros desenvolvem software capaz de detectar síndrome respiratória pela voz

Compartilhe:

Pesquisadores em São Paulo estão tentando desenvolver um software capaz de detectar a síndrome respiratória aguda grave pela voz do paciente. A iniciativa faz parte do Centro de Pesquisa em Engenharia de Inteligência Artificial do Brasil, que conta com o apoio da Fapesp e da USP.

Para a pesquisa, já foram coletadas mais de 7 mil vozes de pessoas saudáveis e 200, de pessoas internadas. Elas estão sendo inseridas para análise em um software de inteligência artificial desenvolvido pelos pesquisadores que irá analisar e descobrir padrões nas vozes de pessoas com dificuldade de respirar. Cabe lembrar que a dificuldade na respiração é um dos sintomas dos pacientes com a versão grave da Covid-19.

Marcelo Finger, coordenador do projeto e professor de Ciências da Computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, falou que, caso a inteligência artificial seja bem-sucedida, aplicativos podem ser desenvolvidos e serão um elemento a mais para o diagnóstico da síndrome respiratória aguda grave.

Além disso, de acordo com Finger, a pesquisa abre um amplo e que de possibilidades para detecção de outras doenças respiratórias com o uso de um diagnóstico menos invasivo do que o exame de sangue, por exemplo.

A pesquisa ainda está coletando vozes de voluntários, quem quiser contribuir com o projeto pode acessar o site clicando AQUI.

Fonte: Nelson Lin / Radio Agência Nacional

Tags: ARTIFICIAL, coronavirus, COVID-19, DETECTAR, INTELIGÊNCIA, pandemia, pesquisa, Saúde, USP, VOZ

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS