As recentes mudanças no processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação estão provocando um aumento significativo na procura por serviços do Detran da Paraíba em Campina Grande. As novas regras, segundo o chefe da 1ª Ciretran em Campina Grande, Renato Maracajá, reduziram custos, burocracias e têm facilitado o acesso à CNH, especialmente para quem busca a primeira habilitação ou a adição de categorias.
Em entrevista ao Jornal do Meio Dia da Campina Fm ele comentou que entre as principais alterações está o fim da obrigatoriedade de realizar todo o processo por meio de autoescolas. Agora, o candidato pode iniciar a habilitação diretamente pelo aplicativo CNH do Brasil, realizar gratuitamente o curso teórico, além de contar com menos exigências de carga horária prática. O primeiro reteste na prova prática também passou a ser gratuito.
Outra novidade que tem gerado grande repercussão é a renovação automática da CNH para motoristas sem infrações nos últimos 12 meses. Nesses casos, o sistema identifica o condutor como “bom condutor” e realiza a renovação sem necessidade de comparecimento presencial.
Em Campina Grande, diante do aumento da demanda, o atendimento foi ampliado, incluindo funcionamento aos sábados, das 8h às 12h, exclusivamente para serviços de habilitação. O tempo médio para conclusão de processos, como adição de categoria, caiu para cerca de 15 a 20 dias.
Além disso, a informatização dos serviços tem permitido que grande parte das demandas seja resolvida de forma online, reduzindo filas e deslocamentos. Autoridades reforçam, no entanto, a importância da comunicação de venda de veículos, para evitar multas e penalidades indevidas ao antigo proprietário.
ACOMPANHE A ENTREVISTA NO PLAYER ABAIXO NA ALTURA 1:08:47








