A nossa equipe recebeu, nos últimos dias, a informação de que apesar da recomendação de isolamento social por parte do Ministério da Saúde, há lideranças de denominações religiosas insistindo em manter as portas de templos abertos na pandemia do novo coronavírus.
A OMEBE – Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil e Exterior divulgou uma série de recomendações a serem seguidas nos templos evangélicos dos Estado. Segundo o pastor presidente da OMEBE na Paraíba, Saul Lafayette, entre as orientações, para evitar a propagação do novo coronavírus, estão:
+ Conclamar a igreja a orar por todos os contaminados pela (Covid-19);
+ Recomendar e lembrar as lideranças o cuidado pastoral e material que se revelem necessário para com o povo cristão em especial os membros de cada igreja;
+ A adoção das providências pertinentes e devidas, inclusive suspendendo as atividades presenciais, devendo o povo cristão observar o princípio cristão da obediência as autoridades;
+ Os pastores devem orientar a sua comunidade a realizarem o culto doméstico, bem como participarem de cultos e mensagens das igrejas pela Internet; além de lembrar aos líderes em geral a responsabilidade legal para com as pessoas que frequentam as igrejas.
Ainda de acordo com o presidente da OMEBE na Paraíba, a igreja de Cristo deve atender aos apelos das autoridades, interceder pelo Brasil e pelo mundo, na consciência que este é um momento passageiro e compete a igreja contribuir para a preservação da saúde do corpo e principalmente da alma, objetivando a proteção contra os males físicos e espirituais.
Sobre algumas igrejas de pequeno porte que estariam descumprindo essas recomendações, o pastor Saul Lafayette informou que precisaria saber especificamente qual a igreja (que abriu as portas) para tomar as medidas cabíveis. Conforme o Presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil no estado da Paraíba, qualquer medida deve ser tomada em linha com o departamento jurídico da OMEBE.