Campina FM - Ao Vivo

Escute sem parar! baixe o nosso app.

Foto: Assessoria

Associação Promoção Humana promove a III Feira Conexão Solidária

Compartilhe:

A Associação para Promoção Humana Santo Antônio, localizada na rua XV de Novembro, na Palmeira, vai promover a III Feira do “Conexão solidária”.

Desenvolvido pela Rede SoliVida com o apoio do Ministério Federal Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ), o Conexão Solidária’ busca trabalhar o consumo consciente, estratégias de comercialização e valorização da produção regional. A Associação Promoção Humana foi uma das entidades contempladas com a ação, que garantiu o melhoramento e equipagem mecânica de diversos setores, oferecendo à sociedade cursos voltados a capacitação profissional e ao desenvolvimento da arte.

A feira ‘Conexão Solidária’, que acontece nesta quarta (7), das 7h às 17h, na sede da Promoção Humana, é o momento de conclusão do projeto. Com o término dos investimentos vindos da Alemanha, os esforços se voltam para seguir oferecendo à população serviços que possam garantir uma melhora econômica e social construindo oportunidade a partir do trabalho voluntário.

Para saber mais, inclusive como ser um voluntário ou doador da Instituição acesse o perfil da Promoção Humana no Instagram clicando AQUI.

SOBRE A ASSOCIAÇÃO PROMOÇÃO HUMMANA

O prédio onde atualmente funciona a Associação para Promoção Humana Santo Antônio pertenceu à Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil e já sediou a então Escola do Sagrado Coração de Jesus e o Colégio Estadual da Palmeira.

Por volta de 1983, a convite de Frei Canísio, vieram de Feira de Santana, Bahia, as irmãs da Congregação do Preciosíssimo Sangue ou Irmãs do Cenáculo da Caridade, e estabeleceram no prédio, reformado e adequado para tal, uma casa da referida congregação, onde realizavam atividades catequéticas, sociais e educacionais.

As irmãs mantinham, com ajuda de voluntários, cursos como crochê, bordado e arte culinária e em parceria com a Secretaria de Educação, mantinham duas salas de aula.Porém por decisões internas da congregação, em 1989 as irmãs regressaram para a Bahia.

Após o retorno das irmãs as salas de aula continuaram funcionando sob a direção de Frei Ivan, auxiliado por Frei Lauro, tendo como primeiras professoras Mª do Socorro B. Martins e Neuma Maria Romero.

Em dezembro de 1992, foi criada a ASSOCIAÇÃO PARA PROMOÇÃO HUMANA SANTO ANTÔNIO, patrocinada pelo secretariado provincial dos Movimentos Franciscanos de Lagoa Seca, coordenado por Frei Fernando Schintker e assinado convênio com a Secretaria de Educação do Município de Campina Grande para o Funcionamento da Escola Santo Antônio.

Neste período assumiu a presidência da PHSA o próprio Frei Fernando, cabendo a diretoria da Escola e da Associação à senhora Maria Eliete do Bú, que ficou nesta função até o ano de 2006. Sob essa direção tanto as escolas como os cursos foram ampliados e se iniciou o trabalho com um grupo de gestantes.

Em finais de 2006 e início de 2007, Frei Fernando passou a administração da PHSA para a paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Diocese de Campina Grande. Na ocasião foi feita a reformulação do Estatuto da Associação, a presidência passou a ser ocupada pelo pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, na época Padre José Acírio de Medeiros, e escolhida uma direção interina.

Atualmente a presidência da Associação é ocupada pelo Padre Haroldo Andrade Silva e a diretoria está assim composta: Diretora: Mª Gorete Barros Lopes; secretária: Valberlene de Almeida Soares Bezerra; tesoureira: Mª Suely Albuquerque.

A PHSA oferece cursos de crochê, corte e costura, biscuit, manicure, pintura em tecido, pintura em tela, bordados, confecção de laços, iniciação a confeitaria. Oferece ainda curso para mulheres gestantes no qual elas recebem formação sobre maternidade, amamentação, planejamento familiar, orientação educacional e religiosa e aprendem a fazer peças para o enxoval do bebê usando crochê e bordado.

Contamos com uma pediatra voluntária que faz o atendimento de puericultura aos bebês das mulheres que fizeram o curso para grávidas.

Para que estas atividades sejam realizadas contamos com doações e a colaboração de um grupo de alemães (Brasilien-Initiative Nordestino) que envia doações para a manutenção da obra.

Em junho de 2021 fomos contemplados com o Projeto Conexão Solidária que tem o apoio do Ministério Federal Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) e da ONG alemã Aktionskreis Pater Beda.

Executado por 10 instituições da zona urbana e rural da Paraíba, nas regiões de Mata, Agreste e Sertão, o Conexão Solidária–PB busca desenvolver ações em todo o território paraibano, conectando as múltiplas realidades das entidades que fazem trabalhos sociais com crianças, adolescentes, mulheres, agricultores envolvendo esse público estrategicamente em ações culturais, de educação agroecológica, fortalecimento institucional e segurança alimentar.

 

Fonte: Assessoria com Alan Ferreira

NOTÍCIAS RELACIONADAS