Campina FM - Ao Vivo

Escute sem parar! baixe o nosso app.

Foto: Ascom STTP

Balanço da STTP revela que 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana

Compartilhe:

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), divulgou o balanço dos atendimentos a acidentes com vítimas, realizados no mês de setembro pela autarquia em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

105 acidentes de trânsito foram atendidos, em conjunto pelos dois órgãos. Nos locais das ocorrências, os agentes de trânsito fizeram levantamentos das circunstâncias dos sinistros, com objetivo de encontrar as causas dos acidentes. Esses dados foram tabulados e organizados pelo Setor de Estatística.

Foram identificados 157 fatores condicionantes dos acidentes. Esses fatores foram agrupados em quatro grupos, sendo que o principal foi a falha humana, englobando 90,4% (142) das motivações dos sinistros. Os outros fatores foram agrupados em má condição viária (3,8%), má condição climática (3,2%) e defeito mecânico (1,9%).

Com relação às 142 falhas humanas, observou-se que a maioria acontece pela falta de atenção 42,3% (60). Em seguida está a velocidade incompatível com a via 21,1% (30); e, em terceiro lugar, o desrespeito à sinalização com 15,5% (22).

Foram verificadas ainda, dentro das falhas humanas, a ingestão de álcool (10 casos), falta de distância de segurança entre os veículos (nove casos), ultrapassagem indevida (dois casos), entre outros.

Os acidentes relacionados à má condição viária aconteceram, principalmente, por defeito na via (duas ocorrências). Houve ainda a falta de pavimentação, falta de sinalização, falta de limpeza na via e iluminação precária, todos esses com um caso.

Vale ressaltar que 179 veículos se envolveram nos 105 acidentes. Destes acidentes, 102 motocicletas (57% do total de veículos) estavam envolvidas em 92 ocorrências. Foram contabilizados 63 automóveis nos sinistros, sendo 35,2% do total de veículos. Os outros veículos considerados são bicicleta (8 casos), caminhão (1), caminhonete (1) e ônibus (2). Em dois casos, os veículos não foram identificados.

Fonte: Ascom STTP

Tags: Acidentes, STTP, trânsito

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS