As ações da Campanha Novembro Azul em Campina Grande estão sendo realizadas na Atenção Primária, nas Unidades Básicas de Saúde. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo é atender diretamente os homens por meio da oferta de serviços na Rede Primária, porta de entrada para os cuidados com a saúde.
As Unidades Básicas, os Centros de Saúde e as Policlínicas estão realizando palestras com urologistas acerca da necessidade do diagnóstico precoce do câncer de próstata. As unidades também realizam o dia D com exame do toque e encaminhamento para exame de sangue, além de consulta e do encaminhamento para acompanhamento nos casos de homens acima de 50 anos.
As programações também oferecem exames de aferição de glicemia, pressão arterial, teste rápido de Doenças Sexualmente Transmissíveis e outros serviços de saúde.
Na UBS Adriana Bezerra, no bairro Santa Rosa, por exemplo, a campanha começou com atendimento noturno para mulheres a fim de conscientizá-las par convencer os homens de suas famílias a procurar a unidade. A ação foi na semana passada e nesta semana os atendimentos específicos para o público masculino já está sendo realizado, sempre no período da noite, já que a maioria trabalha durante o dia. Na Escola Municipal Centenário, no Catolé, durante o fim de semana uma ação educativa com alunos ofereceu serviços aos pais.
No Centro Regional de Reabilitação e Assistência em Saúde do Trabalhador – Cerast, o dia D será realizado na próxima quarta-feira, 9, a partir das 9h com diversos serviços e atividades.