Depois de iniciar a vacinação contra covid-19 das crianças de 5 a 11 anos de idade na Paraíba no último sábado, Campina Grande dá sequência à imunização dessa faixa etária, nesta segunda-feira, para crianças com deficiência permanente e autismo, além de um novo público, que é o grupo das comorbidades.
A vacinação das crianças com comorbidades acontece no Parque da Liberdade, das 9h às 12h e das 14h às 17h. É necessário realizar o agendamento no site vacinacao.campinagrande.pb.gov.br ou pelo aplicativo Vacina Campina.
Também haverá aplicação das doses infantis para crianças com deficiência e autismo, pela manhã, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e, à tarde, no Centro Especializado em Reabilitação (CER).
A vacinação das crianças é facultativa, cabendo a decisão aos pais e/ou responsáveis e não é exigida prescrição médica. A vacina pediátrica é especial, tem apenas um terço da dosagem da vacina adulta e é aplicada em duas doses, no intervalo de oito semanas. Os efeitos colaterais são os mesmos registrados em adultos e adolescentes, como dor e inchaço na região da aplicação, febre e mal-estar. Em casos raríssimos de reações adversas, foram registrados episódios de miocardite em adolescentes e adultos vacinados.
Calendário
Nesta segunda-feira, tazbém haverá aplicação de primeiras doses para adolescentes a partir de 12 anos e adultos a partir de 18 anos; segundas doses de Pfizer e Coronavac e dose de reforço de Janssen e terceiras doses para pessoas que receberam a segunda dose há quatro meses e gestantes e puérperas que receberam a dose dois há cinco meses, assim como imunossuprimidos que receberam a D2 há 28 dias; e ainda a quarta dose para imunossuprimidos que tomaram a D2 há quatro meses.
https://campinagrande.pb.gov.br/covid-19-campina-grande-vacina-criancas-com-comorbidades-deficiencia-e-autismo-nesta-segunda-feira/