Campina FM - Ao Vivo

Escute sem parar! baixe o nosso app.

Foto: Alan Ferreira

I MIDIACOMPB reúne profissionais e debate o futuro da radiodifusão

Compartilhe:

A primeira edição do Encontro MIDIACOM Paraíba reuniu lideranças empresariais, profissionais e estudantes das áreas de jornalismo, negócios, marketing e publicidade no auditório da UNINASSAU para debater inovação, tecnologia e o futuro da mídia e da comunicação no Brasil. O evento trouxe painéis sobre rádio, inteligência artificial, transformações esperadas com a TV 3.0 e consumo de mídia, mas sempre reforçando a importância estratégica da radiodifusão em um cenário de constante mudança.

Na abertura, na última segunda (24), o presidente do MIDIACOM Paraíba, André Vajas, destacou o crescimento do setor no estado e a escolha de João Pessoa como sede, impulsionada pelo dinamismo do mercado e pelo interesse das empresas em estabelecer conexões.

(O presidente da MIDIACOMPB, André Vajas, concedendo entrevista ao jornalista Railson Lopes durante intervado do I MIDIACOMPB, na UNINASSAU em João Pessoa)

O governador João Azevêdo também participou da cerimônia e ressaltou a força histórica e atual do rádio, considerado por ele o meio mais democrático pela credibilidade, capilaridade e pela facilidade de acesso à informação.

A primeira palestra foi ‘Como a IA vai mudar completamente seu negócio — e o que você precisa fazer já’, com Pyr Marcondes, que trouxe uma análise objetiva sobre a incorporação da inteligência artificial no mercado de comunicação.

Em seguida, os diálogos sobre o rádio ganharam espaço com o painel ‘Influência que se ouve: o rádio é…’, conduzido por Juliana Paiva, CEO da Radiodata e executiva da Antena 1. Paiva apresentou dados que reafirmam a força do rádio no Brasil e destacou o desafio contínuo de comunicar sua relevância em meio às novas plataformas. “Trata-se de um veículo com 81% de credibilidade que, mesmo assim, precisa explicar o tempo todo que continua forte e não acabou”, afirmou.

O painel da SET, ‘TV 3.0 e o futuro da radiodifusão’, conduzido pelos executivos Carlos Octávio, Carolina Duca, Patrícia Rego e Esdras Miranda, encerrou a manhã com um panorama das inovações da nova geração televisiva.

A tarde foi dedicada inicialmente às apresentações sobre atualizações regulatórias. O diretor do Departamento de Radiodifusão Privada do Ministério das Comunicações, Nelson Neto, destacou ações como políticas de financiamento e passos adotados para implementação da TV 3.0 no Brasil.

O momento contou também com a presença do gerente regional da Anatel na Paraíba, Alagoas e Pernambuco, Jordan Paiva, que aproveitou a oportunidade para ampliar o diálogo sobre gestão e fiscalização do espectro de radiofrequências.

As tendências relacionadas aos avanços tecnológicos e de formas de consumo estiveram presentes na palestra ‘Agenda setorial: os desafios da era digital’, na qual o presidente executivo da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert), Cristiano Flôres, alertou sobre a relação entre veículos de mídia e tecnologia. “O brasileiro consome muita notícia pelo whatsapp. Nós somos talvez a população proporcionalmente falando, que mais consome informação por Whatsapp e tem a questão da credibilidade da fonte e da integridade da informação do veículo de comunicação e como ele se adequa a essa nova realidade”, destacou.

A credibilidade também foi assunto abordado na palestra seguinte. Leonam Torres, gerente de contas do Kantar Ibope, disse que 62% do público do Nordeste confia nas informações que chegam pelo rádio. Na oportunidade, ele abordou também as formas de consumo online, a exemplo de streaming e podcasts. “Há possibilidade de trazer informação no momento em que ela acontece e também tem a mobilidade. O rádio hoje está presente no carro, no celular e 32%, quase um terço da população, declaram que já ouvem rádio pelo celular”, destacou.

ESPAÇO PARA O CONHECIMENTO

O evento pioneiro foi também uma oportunidade para acesso a publicações recentemente lançadas, a exemplo do livro Mude o Conceito, de Jô Mazzarolo, ex-diretora de Jornalismo da Globo Nordeste, emissora onde atuou por 23 anos. Ela esteve no I MIDIACOM e compartilhou insights sobre a obra.

O livro trata de liderança, gestão, inovação e cultura organizacional, especialmente dentro de um time de Jornalismo.

O primeiro Encontro MIDIACOM Paraíba ainda contou com espaço para uma apresentação do Banco do Nordeste na qual os participantes tiveram acesso a detalhes sobre oportunidades de crédito voltado a empresas de mídia com soluções para: inovação, modernização de emissoras, plataformas digitais e produção audiovisual.

RECONHECIMENTO AOS PROFISSIONAIS

Um dos pontos altos do evento foi a oportunidade de reconhecer empresas e profissionais por meio das medalhas de honra ao mérito José Carlos e Hilton Motta concedidas ao presidente da Abert, Cristiano Flôres e à Rádio Espinharas respectivamente.

(Filhas de Hilton Motta, Marilana e Marilenna Motta com o presindente da MIDIACOMPB André Vajas durante I MIDICAOMPB, realizado na UNINASSAU em João Pessoa)

PALESTRA MAGNA

O colunista do Valor Econômico e especialista em mídia e negócios digitais, Guilherme Ravache ministrou a palestra de encerramento com o tema ‘O futuro da mídia: uma revolução repleta de oportunidades’. Ravache aproveitou a apresentação de dados sobre consumo de mídias digitais para ampliar o diálogo sobre mudanças mais recentes na forma do público lidar com algoritmo e inteligência artificial. “A resistência ao consumo de IA está aumentando e o que não muda? As pessoas querem conteúdo confiável e isso é um dado importante, então as pessoas estão cansadas do algoritmo e então eu volto para um lugar seguro e aí a mídia tradicional tem uma fortaleza”, reforçou.

ENCONTRO COMO PASSO INOVADOR

Diante da pluralidade de informações, diálogos e discussões acerca das inovações sobre radiodifusão que marcaram o I MIDIACOM Paraíba, o presidente André Vajas acredita que reunir tantas vozes é uma oportunidade para fazer da Paraíba um cenário ainda mais importante no setor. “Foram mais de 400 pessoas que circularam pelo no auditório pela manhã e tarde. É momento de colocar a Paraíba no circuito de grandes eventos da radiodifusão. A ideia é crescer. Temos a convicção que é um evento que veio para ficar”, arrematou.

Sobre a MIDIACOM Paraíba

A MIDIACOM Paraíba é a entidade que representa o setor de radiodifusão no Estado, reunindo emissoras de rádio, televisão e seus portais de notícias comprometidos com liberdade de expressão, combate à desinformação, defesa da nossa cultura e o desenvolvimento socioeconômico. A entidade atua como ponte entre veículos, profissionais, anunciante, órgãos reguladores e a sociedade civil organizada, promovendo integração, formação e fortalecimento do mercado de mídia e da comunicação na Paraíba.

Fonte: Assessoria

NOTÍCIAS RELACIONADAS