Próximo dia 30 de julho, sábado, às 10h:30, o escritor e historiador campinense Bruno Gaudêncio, irá lançar o livro “O Caderno Perdido de René Thiollier” (Sal da Terra, 2022) na Livraria Nobel, em Campina Grande, Paraíba. Na ocasião o livro será apresentado pelo poeta Félix Araújo.
“O Caderno Perdido de René Thiollier” é uma livro-montagem que trata da memória de três personagens em diferentes tempos, que tem como pano de fundo a Semana de Arte Moderna, ocorrida em São Paulo, em fevereiro de 1922 e que comemora o centenário neste ano. O livro traz ilustrações inéditas de Thuca Kércia, inspiradas no conteúdo da obra.
René Thiollier foi um cronista e memorialista paulista que atuou em São Paulo entre as décadas de 1910 e 1960. Personagem silenciado na história do modernismo paulista, o livro de Bruno Gaudêncio repensa a trajetória intelectual personagem através de trechos de sua memória. Além de René Thiollier o que chama atenção do livro é a ficcionalização do personagem Belchior, cantor e compositor cearense, apresentado de forma diferente do convencional, como colecionador de livros.
O Caderno Perdido de René Thiollier foi um dos cinco livros vencedores do concurso literário A Arte da Escrita, em 2022, da União Brasileira de Escritores (UBE), sessão Paraíba, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa.
Bruno Gaudêncio é escritor e historiador. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Publicou e/ou organizou mais de vinte livros, entre coletâneas de poemas, ensaios, contos, novelas e roteiros de quadrinhos biográficos. Destaque para Ariano Suassuna em Quadrinhos (Patmos, 2015) e Blues e minotauros (Leve, 2021).
- SERVIÇO: Lançamento de O Caderno Perdido de René Thiollier
- DATA: 30 de Julho de 2022 (sábado)
- HORÁRIO: 10:30 horas
- LOCAL: Livraria Nobel (Campina Grande-PB)
- PREÇO: R$ 30
- PÁGINAS: 86