A Câmara Municipal de Campina Grande entregará, em sessão solene nesta quarta (19), às 19 horas, o Título de Cidadania Campinense ao escritor Efigênio Moura.
A honraria, proposta pelo vereador Olimpio Oliveira, será entregue em reconhecimento à contribuição cultural e literária do autor, cuja obra tem valorizado a identidade nordestina.
A TRAJETÓRIA DE EFIGÊNIO MOURA
Nascido na cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, Efigênio Moura construiu uma carreira literária pautada na valorização da oralidade e da cultura do interior nordestino. Filho de um alagoano e de uma pernambucana, o escritor vive em Campina Grande desde 2008. Sua literatura, marcada pela fusão do linguajar popular e a tradição oral, tornou-se referência acadêmica, sendo objeto de estudos em universidades brasileiras e estrangeiras.
Com 15 livros publicados, Efigênio tem obras que foram adotadas por escolas e universidades, e algumas foram traduzidas para o inglês, como o livro Ciço de Luzia. Seu trabalho também já foi tema de teses e pesquisas, consolidando-o como um dos principais nomes da literatura regional nordestina.
Texto: @caririligado