Após 30 anos, o Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais (SBRT) retorna a Campina Grande, Paraíba. O evento, que será realizado no Centro de Convenções Raymundo Asfora – Garden Hotel, de 16 a 19 de setembro, tem por objetivo reunir profissionais da academia e da indústria para trocas de experiências e apresentação dos avanços nas áreas de Telecomunicações e Processamento de Sinais, o XXXVI SBRT discute nesta edição o tema: Após Três Décadas, Prospectando o Futuro!
O evento é realizado anualmente no mês de setembro e congrega profissionais das áreas de Telecomunicações, Processamentos de Sinais e Computação dentre eles pesquisadores e professores universitários, alunos de graduação e pós-graduação, profissionais das áreas de TI e Processamento de Sinais.
A programação inicia no domingo (16) com minicursos. Na segunda-feira, 17, acontece a solenidade de abertura às 8h. Em seguida, quem abre a programação é o professor Luiz M. Correia, do Instituto Superior Técnico – University of Lisbon, com a sessão plenária “An approach to cloud and virtual radio access networks”. À tarde, as discussões seguem com os professores Jean F. Fonseca de Oliveira, da Samsung Research Brazil e Bruno Duarte, da Keysight com as respectivas sessões plenárias: “The Next Generation Immersive Media Platform”; “Tendências e Desafios de Teste do 5G-NR”. As apresentações de trabalhos nas sessões de pôsteres e técnicas ocorrerão nos turnos manhã e tarde.
Na terça-feira, 18, além das sessões de apresentação de trabalhos, o professor Elvino Sousa, University of Toronto, ministrará a palestra “Perspectives on the Evolution of 5G: Regularized Two-Tier Cellular Architectures”, seguido de José Marcos Câmara Brito, da Inatel falando sobre “Sistemas 5G”. À tarde, quem contribuirá com as discussões é Júlio César Oliveira, da Idea! falando sobre “Photonics/Microeletronics Convergence in Telecommunications”.
No último dia, 19, a programação do simpósio traz as temáticas “O Futuro da Representação de Informação Visual: “Light Fields” e Funções Plenópticas” e “Decodificação de Atividade Cerebral”, que serão ministradas respectivamente por Eduardo A. B. da Silva, da UFRJ, e André Sales Cunha Péres, do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra.
O SBRT é uma realização da Sociedade Brasileira de Telecomunicações, com o apoio institucional da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), do Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e do Instituto de Estudos Avançados em Comunicações (IECOM). Outras informações através do endereço eletrônico sbrt.org.br/sbrt2018