A Fundação Artístico Cultural Manuel Bandeira (FACMA) estreou três quadros semanais de literatura, em seu perfil do Instagram (@facmacg) e canal do Youtube (FACMA CG).
Toda segunda-feira, o ‘Estrela da Tarde’ traz um pouco da vida e obra de algum artista ou escritor literário, abordando curiosidades e destacando os principais trabalhos. Nas quartas, o quadro ‘Libertinagem’ traz declamação de poemas ou textos literários. O nome do quadro se refere à “libertinagem” poética, típica das interpretações dos poemas. É a expressão do corpo na declamação, a musicalidade das palavras e o sabor dos versos. Sexta-feira é dia do ‘Ritmo Dissoluto’, que traz artistas, referências e ritmos diferentes, dando um clima de “sextou” a quem o assiste, com música de qualidade.
Todos os quadros são realizados através de vídeo e os nomes são inspirados em obras do escritor Manuel Bandeira, que dá nome à FACMA. Os três quadros da semana de estreia foram sobre esse consagrado autor modernista brasileiro. O quadro ‘Estrela da Tarde’, que é baseado na obra ‘Estrela da Manhã’, contou a vida e a obra de Bandeira. O ‘Libertinagem’ teve declamação de ‘Vou-me Embora pra Pasárgada’, um dos mais conhecidos poemas de Bandeira. O autor explicou que viu o nome Pasárgada quando tinha dezesseis anos, através de um autor grego. A palavra, que significa “campo dos persas”, suscitou na imaginação de Manuel Bandeira uma paisagem fabulosa, um país de delícias. E o ‘Ritmo Dissoluto’ dessa semana trouxe a interpretação da canção ‘Vambora, de Adriana Calcanhoto, que tem inspiração poética na primeira obra de Bandeira, ‘A Cinza das Horas’.