Campina FM - Ao Vivo

Escute sem parar! baixe o nosso app.

Foto: Agência da ONU/ FAO/Rhodri Jones

FAO: América Latina e Caribe devem ser primeira região a erradicar a fome

Compartilhe:

O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, José Graziano da Silva, afirmou que a América Latina e o Caribe podem ser a primeira região do mundo a erradicar a fome. Graziano da Silva fez a declaração durante a Conferência da Comunidade dos Estados da America Latina e do Caribe, Cepal, realizada em Punta Cana, na República Dominicana.

Graziano da Silva disse que isso será possível se os governos fortalecerem a implementação do plano de segurança alimentar da Cepal, aprovado em 2015.

Segundo o chefe da FAO, o documento representa a “disposição política dos governos da área para acabar com a fome antes de 2025”.

O plano promove amplas políticas públicas para reduzir a pobreza, melhorar as condições rurais, adaptar a agricultura aos efeitos da mudança climática, pôr um fim ao desperdício de comida e lidar com os riscos de desastres.

Ele disse ainda que a região tem as condições necessárias para alcançar essa meta e a proposta já está colhendo frutos.

Sobre a obesidade, ele afirmou que Bolívia, Chile, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Venezuela estão usando o plano para “diagnosticar” suas próprias políticas de segurança de alimentos e nutrição.

O Peru, por exemplo, usou o plano para criar leis em relação à doação de alimentos e para minimizar a perda e o desperdício de comida.

Graziano da Silva disse ainda que a proposta da Cepal ajuda os países não só no combate à fome mas também à obesidade, que afeta 140 milhões de pessoas por toda a região.

Fonte: Michelle Alves de Lima / Agência da ONU

NOTÍCIAS RELACIONADAS