Diante da pandemia do novo coronavírus, o Hospital da FAP – Fundação Assistencial da Paraíba, que é referência no tratamento do câncer no estado, adotou medidas para evitar a proliferação do vírus dentro da instituição, uma vez que o hospital atende pacientes com câncer e também pacientes em hemodiálise, ambos são grupos de risco da Covid19.
Conversamos com Derlópidas Neves diretor-presidente do Hospital, que disse que estão sendo controladas as visitas dentro do prédio por se tratar de pacientes já debilitados e todos os funcionários estão reforçando os cuidados com os equipamentos de proteção.
Ainda segundo Derlópidas, o hospital optou por fazer o cancelamento temporário de cirurgias eletivas, mas as cirurgias de câncer seguem sendo realizadas. A intenção é isolar o hospital com o intuito de proteger esses pacientes com o estado de saúde mais crítico e sendo assim mais vulneráveis a contaminação. Nesse período a FAP funcionará como hospital de retaguarda durante a pandemia, já que o Hospital Pedro I será a unidade de referência na cidade para o combate à Covid-19.