Diante da pandemia provocada pelo novo Coronavírus (Covid-19), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Laboratório de Química e da Farmácia Escola, iniciou uma força tarefa para a produção do álcool em gel 70% e álcool glicerinado 80%.
Segundo o coordenador da farmácia escola, o professor Ricardo Moura, o esforço envolve técnicos e professores da instituição e atende aos protocolos de segurança e as orientações dos médicos e autoridades sanitárias que trabalham para evitar a proliferação do vírus. Os produtos serão destinados a profissionais de saúde, bem como garantir a proteção da comunidade universitária. Os grupos de trabalho são pequenos, formados no máximo por três pessoas, que atuam em dias diferentes no sistema de revezamento nos laboratórios.
Responsável pelo projeto, o professor Ricardo Moura, adiantou que o álcool produzido já está sendo destinado para atender o Hospital da FAP, que é parceiro da UEPB, e as unidades básicas de saúde da família (UBSFS) que funcionam próximas à instituição. Ele explicou ainda que a produção de álcool em gel não poderá atender a grandes demandas, visto que, como se trata de uma farmácia escola e não de uma indústria, a UEPB não tem espaço e maquinário suficientes para a produção em larga escala.
A quantidade a ser produzida deve girar entre 40 e 50 quilos por semana de álcool em gel, não podendo ser maior especialmente devido às dificuldades que a universidade está encontrando na aquisição da matéria prima entre os distribuidores em tempos de pandemia.