Campina FM - Ao Vivo

Escute sem parar! baixe o nosso app.

Foto: Asssessoria

Festival de Inverno de CG está com inscrições para oficinas artísticas

Compartilhe:

O Festival de Inverno de Campina Grande (FICG) oferece em sua 49ª edição atividades formativas para artistas do município e região. As oficinas e workshops são nas áreas de teatro, circo e dança.  As ações de caráter pedagógico começam a partir do dia 15 de agosto nos turnos da manhã e tarde com aulas no Centro Artístico e Cultural da UEPB (CAC) e Centro Cultural Lourdes Ramalho.  As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas on-line até o preenchimento das vagas disponibilizadas.

Na área de teatro estão sendo oferecidas duas oficinas. Uma delas é a “Mapa Mundi Pessoal – Ator Contador de suas Memórias”, ministrada pelo diretor e ator paulista Eduardo Mossri, que busca através de técnicas de interpretação pré-expressivas, resgate de histórias pessoais e a escrita dramática, estimular o imaginário pessoal e criativo do ator. Podem participar pessoas com vivência em teatro, não atores, estudantes, pesquisadores e outros interessados, com idade mínima de 16 anos.

A outra oficina intitulada “Dramaturgias da Carne” tem como facilitador o pesquisador, bailarino e ator potiguar Alexandre Américo. A ação pedagógica propõe investigar modos de se mover/ser/existir em dança em detrimento ao entendimento do senso comum que aponta que o foco da dança está na combinação incessante de “passos” e “códigos” ou do “movimento pelo movimento”, sem atribuições de sentido. Essa oficina é destinada a atrizes, atores, circenses, performers e bailarinos (as).

Dentro da linguagem do circo, o Festival de Inverno oferece o workshop “Palhaça (o)….um ofício” ministrado pela atriz e palhaça Andréa Macera. Nessa atividade que a artista denomina de encontro sobre palhaçaria, os participantes estudam a composição do seu palhaço a partir do estado de presença e da construção de seu universo cômico.

Na área da dança estão sendo oferecidas quatro oficinas: “Dança e Resistência”; “Corpo-vivo – Corpo-adentro”; “LAB – Estudo do Corpo-movimento nas Danças Urbanas”; e “Um corpo contemporâneo na música Brasileira”.  Além de bailarinos, as aulas são destinadas também a atores, atrizes, estudantes de artes cênicas com ou sem experiência, e pessoas interessadas em dança e movimento.

A oficina “Dança e Resistência” é ministrada pela diretora, coreógrafa e bailarina Marika Gidali, de São Paulo. A professora vai propor através da filosofia do Ballet Stagium, grupo com mais de 50 anos de atividades, uma reflexão sobre a importância do trabalho continuado em qualquer segmento cultural. Já a ação formativa “Corpo-vivo – Corpo-adentro”, conduzida por Felipe Padilha integrante da Renato Vieira Cia. de Dança, do Rio de Janeiro, propõe uma visão holística que busca integrar os aspectos grosseiros e sutis do movimento, oferecendo ferramentas para florescer a potencialidade inerente de cada corpo.

Também do Rio de Janeiro, o bailarino Richard Pessoa, da Clarin Cia. de Dança, ministra a oficina “Um corpo contemporâneo na música Brasileira”, que consiste em uma aula de dança contemporânea com todas as ferramentas e técnicas que abordam a modalidade, com um diferencial onde a aula inteira é ministrada ao som da MPB.

De Campina Grande, a pesquisadora e dançarina Hianni Alves, do Laboratório Urbano Coletivo Artístico, ministra a oficina “LAB – Estudo do Corpo-movimento nas Danças Urbanas”. A atividade formativa tem como proposta oferecer uma vivência aberta a todos que tenham interesse em descobrir e pesquisar sobre o movimento corporal e através da dança fazer do corpo a principal ferramenta de expressão e comunicação.

Os formulários on-line para as inscrições nas oficinas estão disponíveis na Bio do Festival de Inverno de Campina Grande no Instagram: @festivalinvernocg. Outras informações sobre as atividades formativas também estão disponíveis nessa rede social.

SERVIÇO:

  • Inscrições para as oficinas do 49º FICG
  • Onde: Formulários on-line disponíveis no Instagram @festivalinvernocg
  • Público alvo: Atores, atrizes, bailarinos (as), estudantes de arte e pessoas interessadas em teatro, circo, dança e movimento.
  • Período de inscrição: até o preenchimento das vagas disponíveis.

Fonte: Assessoria

Tags: FESTIVAL_DE_INVERNO_DE_CAMPINA_GRANDE, FICG, OFIFINAS_ARTÍSTICAS

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS