A Feira Literária de Campina Grande (FLIC) anunciou a realização de sua primeira Residência Literária Internacional, com escritores da Eslovênia e Noruega. Este projeto é mais uma inovação da sétima edição da FLIC, que acontece de 11 a 17 de novembro, e tem a proposta de criar um intercâmbio que fortaleça a produção literária em toda a Paraíba.
Já estão confirmadas as participações de Anja Stepan, escritora da Eslovênia, e do poeta Jön Stale, da Noruega, que vão compartilhar novas perspectivas de produção, temáticas, mercados e públicos, além de um contato próximo com escritores paraibanos.
A programação da Residência Literária vai acontecer durante a FLIC, com atividades abertas ao público, que incluem painel literário, mesa-redonda com professores de literatura da rede pública e roda de conversa com alunos da UEPB e UFCG.
Além disso, as obras ‘Obrigado pela Comida’, de Jon Stale, e ‘O Urso e o Chapéu’, de Anja Stefan, foram escolhidas para compor o projeto Leitura Viva, que incentiva a formação de leitores junto aos alunos de 17 escolas de Campina Grande e do IFPB.
Anja Štefan – Como poetisa e escritora, Anja Stefan escreve principalmente para crianças e tem uma forte relação com contos populares e contos de fadas. É uma das poucas contadoras de histórias profissionais em seu país e criou em 1998 o Festival Esloveno de Contação de Histórias.
Jon Stale – Autor de três coletâneas poéticas, Jon Stale é um poeta e oftalmologista norueguês. Sua obra é marcada por interações entre a literatura e a linguagem bioquímica.
Atrações confirmadas
A sétima edição da Feira Literária de Campina Grande de 11 a 17 de novembro. Este ano, a FLIC terá Itamar Vieira Júnior e Raphael Montes já confirmados na programação, além de nomes como de Francisco Azevedo (Rio de Janeiro), Bráulio Tavares (Campina Grande), Leonardo Pinto (Fortaleza/São Paulo), Dani Russo (São Paulo) e Ana Daviana (Pilõezinhos).
Em 2023, cerca de 5 mil pessoas participaram das atividades da FLIC. Ao longo do ano, a Feira promove uma série de projetos literários que movimentam a cidade de Campina Grande, envolvendo estudantes, professores e a formação de novos leitores.
A FLIC é realizada através da Lei Paulo Gustavo, com apoio do Ministério da Cultura, além do patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba e apoio da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC).