Este ano a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) celebra os 100 anos do rádio, veículo que estreou em terras tupiniquins durante a Feira Internacional do Rio de Janeiro, evento que celebrava os 100 anos da Independência do Brasil. Curiosamente, no mesmo ano acontecia, em São Paulo, a Semana de Arte Moderna. 1922 era um ano marcado por significativas mudanças sociais e anseios nacionais.
100 anos depois a ABERT resolveu unir em celebração os dois centenários: o do Rádio e o da Semana de Arte Moderna. Para isso três rádios estilo capelinha foram entregues às associações de cada Unidade Federativa do Brasil. Cada estado escolheu três artistas para que fizessem ilustrações nas peças. O próximo passo é escolher qual rádio irá representar cada um dos 27 territórios nacionais.
Um dos rádios que representará a Paraíba foi ilustrado pelo cartunista, jornalista e designer gráfico Fred Ozanan. O trabalho do artista retrata as diversas regiões geográficas do estado e a presença do rádio em todas elas dia e noite. Uma peça com a identidade de um dos mais respeitados e premiados cartunistas mundiais.
PARA SABER SOBRE O CENTENÁRIO DO RÁDIO CLIQUE AQUI
Abaixo você acompanha a entrevista concedida por Fred Ozanan ao Jornal do Meio Dia da Campina Fm.