O São João vai se aproximando e as festas juninas terão que ser diferentes neste ano por conta da pandemia da Covid-19. Os médicos alertam que, neste cenário, a tradição de acender fogueiras pode ser ainda mais prejudicial para aqueles que convivem com problemas respiratórios.
De acordo com o cirurgião torácico do Hospital de Trauma de Campina Grande, Eron Maciel, que é especialista no tratamento de doenças pulmonares, a exposição das nossas vias aéreas à fumaça representa um perigo real, tanto para as pessoas que já apresentam algum tipo de doença respiratória como para as pessoas saudáveis.
Segundo o médico, durante o mês de junho, muitos pacientes são atendidos nas unidades de saúde do estado com algum problema respiratório e em grande parte, por conta da inalação dessa fumaça considerada tóxica. A liberação dessa prática esse ano pode gerar um caos no sistema de saúde.
O cirurgião torácico do Hospital de Trauma de Campina Grande, explicou ainda que não existe um estudo que comprove que as fogueiras e fogos de artifícios ajudam a disseminar o coronavírus, mas conforme o especialista, a combinação entre a fumaça e o coronavírus pode ser altamente prejudicial, uma vez que o vírus passa a ficar mais agressivo.