O vereador Márcio Melo (DC), de Campina Grande, cobrou ao governo do estado, e à direção da companhia de água e esgotos da paraíba (CAGEPA), a realização de serviços de ampliação nas redes de esgotos, nos pontos onde ocorrem registros de alagamento na cidade, através de requerimento na Câmara Municipal de Campina Grande.
No documento, o parlamentar ressaltou que qualquer chuva mais forte causa alagamento em pontos como: às margens do Açude Velho, proximidades do Bar do Cuscuz; na avenida Almeida Barreto, próximo à fábrica da Vitamilho; na rua Presidente Costa e Silva; imediações do shopping Luiza Motta; Ponto de Cem Réis; próximo ao INSS, na Vigário Calixto e outros.
Nós procuramos o Gerente Regional da Cagepa, Lucílio Vieira, que informou que a competência sobre as galerias pluviais está à cargo da Prefeitura Municipal de Campina Grande. A Cagepa, segundo Lucílio, é responsável pelo esgoto da cidade. Ele explicou ainda que o correto seria que as moradias pudessem garantir que a água da chuva fosse conduzida somente para as galerias pluviais. Quando isso não ocorre, seja por conta de ligações clandestinas ou mal feitas, a rede coletora de esgoto tende a ficar sobrecarregada e os dejetos podem retornar para as residências ou mesmo romper tubulações. Outro problema grave é que, misturado com a água da chuva, o esgoto chega à estação de tratamento muito diluído, comprometendo a eficiência do processo.
Ainda sobre o requerimento, o vereador Márcio Melo cobrou, junto à Cagepa, uma justificativa em decorrência da proposta de reajuste de 10% na tarifa, afirmando que seria preciso saber quais os custos pelo abastecimento por município e região do estado. O gerente regional da Cagepa rebateu o parlamentar e disse que todos esses dados foram informados na audiência pública realizada ainda em janeiro, na qual, o vereador não esteve presente.
A matéria completa você confere no Jornal Integração desta quinta (19) a partir das 06h.