Campina FM - Ao Vivo

Escute sem parar! baixe o nosso app.

Foto: youtube.com/campinafm931

Prevenção pode evitar até 80% dos infartos ao longo da vida

Compartilhe:

As doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de morte no mundo. Segundo a médica cardiologista doutora Imara Queiroz, infarto e AVC representam cerca de 30% da mortalidade global e 90% desses casos poderiam ser evitados com o controle adequado dos fatores de risco.

Durante entrevista ao Jornal Integração, da Campina FM, a especialista explicou que hipertensão, diabetes, colesterol alto, obesidade, sedentarismo e histórico familiar estão entre os principais fatores associados às complicações cardíacas. Ela reforçou que muitas dessas doenças não apresentam sintomas, o que exige acompanhamento regular a partir dos 18 anos, com verificação anual da pressão arterial e exames laboratoriais básicos.

Apesar da redução nas mortes por infarto na Paraíba, resultado atribuído à melhoria da assistência e à implantação do programa Coração Paraibano, doutora Imara destacou que o número de pessoas que infartam permanece alto. A diferença está no tratamento mais rápido e eficaz. Segundo ela, no caso do infarto, o tempo é minúsculo e cada minuto de atraso no atendimento pode comprometer a qualidade de vida do paciente.

A cardiologista também alertou para o aumento de casos entre jovens, associado a maus hábitos como uso de vape, anabolizantes, álcool combinado com energético e sedentarismo. Além disso, destacou que ansiedade e depressão também são fatores de risco e precisam ser tratados com seriedade.

Entre as principais medidas preventivas estão controle da pressão, glicemia e colesterol, prática regular de atividade física, alimentação saudável, sono adequado e cuidado com a saúde mental.

ASSISTA À ENTREVISTA COMPLETA

CLICANDO AQUI

Fonte: Alan Ferreira

NOTÍCIAS RELACIONADAS