Campina FM - Ao Vivo

Escute sem parar! baixe o nosso app.

Foto: facebook.com/pg/jairmessias.bolsonaro

Jair Bolsonaro é eleito presidente do Brasil

Compartilhe:

Às 19h18 deste domingo, com 94,44% das urnas apuradas, Jair Bolsonaro, do PSL, tinha 55,54% foi considerado matematicamente o presidente eleito do Brasil. Fernando Haddad, do PT, tinha 44,46%. O capitão da reserva do Exército tem 63 anos e foi deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro durante 7 mandatos.

AVALIAÇÃO DO TSE

O TSE convocou uma entrevista coletiva para fazer um balanço da situação da votação em todo o Brasil. De acordo com o boletim divulgado às 17h, das mais de 454 mil urnas eletrônicas no país, 4.333 precisaram ser substituídas. Elas representam 0,83% do total de urnas. Em quatro seções eleitorais foi necessário recorrer à cédula de papel: uma no município de Apuí, no Amazonas; uma em Saubara, na Bahia; outra em Cordislândia, Minas Gerais; e uma em Magé, no Rio de Janeiro.

NOS ESTADOS

Jair Bolsonaro foi eleito presidente da República com 55,13% do total de votos válidos. O militar foi o candidato mais votado em 15 Estados e no Distrito Federal. Seu adversário, Fernando Haddad recebeu 44,87% dos votos válidos e venceu em 11 Estados – os 9 do Nordeste mais Pará e Tocantins.

DIA APÓS AS ELEIÇÕES

Após uma longa noite com correligionários e simpatizantes, o presidente eleito Jair Bolsonaro vai passar o dia em casa, no Rio de Janeiro. A previsão é de que ele já comece a organizar a equipe de transição, que vai reunir 50 integrantes em Brasília para apresentar os cronogramas do governo, as propostas em curso e o que está programado para conclusão, como obras.

APOIADORES

O senador Magno Malta, que não conseguiu ser reeleito no Espírito Santo e faz parte da base de apoio de Jair Bolsonaro, afirmou que a partir de janeiro do ano que vem o Congresso aprovará a posse de arma de fogo para o cidadão comum no país. A fala foi feita em um trio elétrico em frete ao condomínio de Bolsonaro.

PELO MUNDO

Diversos chefes de Estado se manifestaram sobre a vitória de Jair Bolsonaro, eleito o próximo presidente do Brasil. O americano Donald Trump ligou pessoalmente para o candidato do PSL, enquanto outros parabenizaram Bolsonaro pelas redes sociais. Foi o caso de Nicolás Maduro da Venezuela, Evo Morales da Bolívia, Vladimir Putin da Rússia, Marine Le Pen da França, Mauricio Macri da Argentina, Pedro Sánchez da Espanha, Matteo Salvini da Itália e Enrique Peña Nieto do México.

TRUMP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que vai trabalhar com o presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, nas áreas do comércio e das Forças Armadas. No twitter o chefe do executivo norte-americano revelou que teve uma ótima conversa com Bolsonaro e que ambos concordam em promover uma união entre os dois países.

ECONOMIA

Com a vitória de Jair Bolsonaro, o mercado local influencia a queda das taxas de juros e joga o dólar para baixo. Às 9h31 de hoje, o dólar à vista caía 1,67%, sendo vendido a três reais e cinquenta e nove centavos. Já a Ibovespa subia 3,60%, aos oitenta e cinco mil, setecentos e dezenove pontos.

Fonte: Victor Ribeiro / Rádio Nacional

NOTÍCIAS RELACIONADAS