A realização da encenação da paixão, morte e ressurreição de Cristo tornou-se um evento dentro do calendário de várias cidades do Estado da Paraíba. Grupos de jovens, movimentos pastorais e grupos e companhias de teatro na área sacra tem proporcionando uma grande movimentação no período da Semana Santa em que fiéis além de participarem da programação religiosa das igrejas católicas podem também assistir a dramaturgia bíblica dos últimos momentos de Cristo que vai da sua prisão à sua ressurreição.
Na cidade de Esperança, a apresentação teatral da Paixão de Cristo já passa de mais de 20 anos e, a cada ano, vem inserindo os próprios moradores no espetáculo sacro, independentemente de serem ou não atores profissionais. A Companhia CHRISTUS de Arte Sacra – responsável pela encenação bíblica deste ano – traz para o público em geral uma seleção de cenas sobre as curas, os milagres, os perdões e toda a paixão de Jesus do momento de sua Ceia de Despedida até a sua Ressurreição.
A Companhia CHRISTUS existe já há três anos e, de forma inovadora e criativa, apresentará a Paixão de Cristo na Praça da Cultura (recém-reformada) que fica no centro da cidade, com um diferencial: dois Cristos em uma única Paixão. A ideia se consolidou a partir da aceitação para o papel de Jesus dos dois irmãos gêmeos André Oliveira (que dirige também o espetáculo) e Adriano Oliveira. Cada um desses terá um papel importante na apresentação deste ano: Adriano Oliveira será o Cristo Crucificado que narra a sua própria história na cruz e André Oliveira fará o Cristo que irá atuar nas cenas de acordo com a narrativa do Crucificado.
“A Paixão de Cristo em Esperança possui um texto tradicional, contendo narrativas conforme o texto bíblico, e que foca na pessoa de Jesus, tendo ele como centro de todas as cenas através do Crucificado, como forma de evidenciar ainda mais a sua pessoa através de sua entrega na cruz que é um ápice da fé cristã”, destaca André Oliveira, diretor teatral.
O elenco é formado por moradores da própria cidade e de pessoas de todas as faixas etárias. Dentre estes, muitos já participaram de várias edições anteriores, já outros estão participando pela primeira vez, e entusiasmados se colocam a serviço desse trabalho voluntário e gratuito contribuindo na realização desde evento que anualmente vem conquistando a aceitação da plateia através de formas inovadoras e criativas de fazer arte e transmiti-la.
O espaço onde será realizada a apresentação cênica contará em sua estrutura com projeto cenográfico, iluminação, sonorização, falas todas gravadas em estúdio com acompanhamento musical instrumental. Para conforto e comodidade do público, serão disponibilizadas cerca de 1000 cadeiras para que todos possam assistir ao evento que tem duração aproximadamente de 75 minutos.
O evento, que existe há mais de 21 anos e sempre contou com o incentivo e apoio da Prefeitura Municipal de Esperança, será realizado nos dias 18 e 19/04 às 19h30, com entrada gratuita.