A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (SESUMA), deu início ao processo seletivo para a contratação temporária de 355 trabalhadores, que atuarão durante o Maior São João do Mundo 2025. Além disso, outros 142 candidatos serão selecionados para cadastro de reserva. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 11 de abril no Sine Municipal.
VAGAS DISPONÍVEIS
As oportunidades são para diversas funções, conforme detalhado abaixo:
- Auxiliar de serviços gerais: 240 vagas, mais 100 para cadastro de reserva;
- Fiscal de apoio: 40 vagas, mais 30 para cadastro de reserva;
- Recicladores: 70 vagas, mais 10 para cadastro de reserva;
- Encarregados: 5 vagas, mais 2 para cadastro de reserva.
O salário bruto para todos os cargos será de R$ 2.230,30, com pagamento previsto para a primeira quinzena de julho.
FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES
Os trabalhadores contratados atuarão no período de 28 de maio a 6 de julho de 2025.
- Auxiliares de serviços gerais: responsáveis por varrição, coleta de sacos plásticos, pintura de meio-fio e higienização de áreas públicas no Parque do Povo, áreas adjacentes e nos distritos de Galante e São José da Mata.
- Fiscais de apoio: prestarão suporte à fiscalização de posturas, auxiliando na organização do comércio informal.
- Recicladores: farão a coleta, triagem, prensagem e destinação final adequada dos resíduos sólidos recicláveis.
- Encarregados: terão a responsabilidade de supervisionar e fiscalizar os serviços de coleta seletiva.
CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO
Para se inscrever, o candidato deve atender aos seguintes requisitos:
- Ser alfabetizado;
- Ter no mínimo 18 anos completos;
- Estar quite com as obrigações eleitorais e militares (para homens);
- Não ser beneficiário de programas sociais;
- Não ter sofrido sanção impeditiva para o exercício de cargo público;
- Possuir capacidade física e aptidão psicológica compatíveis com a função;
- Não possuir vínculo com a administração pública direta ou indireta (as vagas são destinadas para quem está desempregado).
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Os interessados devem comparecer ao Sine Municipal, localizado na Avenida Santa Clara, S/N (antigo Museu Vivo da Ciência e Tecnologia), de 8h às 17h, no período de 1º a 11 de abril, portando os seguintes documentos:
- Ficha cadastral preenchida (disponível no local);
- Documento de identidade (RG) e CPF (originais e cópias);
- Número do PIS/PASEP (documento comprobatório);
- Comprovante de residência atualizado (últimos três meses);
- Foto 3×4 atualizada;
- Certidão Negativa Criminal (emitida pelo Instituto de Polícia Científica da Paraíba – IPC/PB);
- Cartão bancário em nome do candidato para pagamento da remuneração, caso seja selecionado.
DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
O resultado final será publicado no Diário Oficial do Município e no Semanário Municipal no dia 16 de maio. A relação dos aprovados também ficará disponível no Departamento de Limpeza Urbana, na sede da SESUMA. Recursos deverão ser formalmente apresentados à Comissão Organizadora do PSS.
Além das contratações temporárias, a limpeza urbana será reforçada pelo projeto Recicla São João. A iniciativa contará com 47 trabalhadores atuando no Parque do Povo e nos distritos de Galante e São José da Mata.
Os recicladores terão remuneração garantida e ficarão com 100% do lucro da venda dos materiais recicláveis recolhidos durante o evento. O projeto será acompanhado pelo Ministério do Trabalho, em parceria com cooperativas locais e o programa Recicla Campina.