A Black Friday é uma liquidação online que começou nos Estados Unidos e que, no Brasil, cresceu a partir de 2010. No entanto, muitos consumidores brasileiros reclamam de falsas promoções no mercado. Pensando nisso, o Procon de Campina Grande divulgou, nesta sexta-feira (19), algumas orientações para a realização de compras de forma consciente e mais segura.
Procurando preparar o consumidor contra as falsas promoções do mercado durante a Black Friday – liquidação oriunda dos Estados Unidos e que tomou corpo no Brasil nos últimos anos -, o Procon de Campina Grande divulgou, nesta sexta-feira, 19, orientações para a realização de compras mais seguras e conscientes.
Neste ano, a já tradicional data promocional do comércio acontece no dia 26 de novembro (próxima sexta-feira) e, com isso, cresce a expectativa dos consumidores interessados em aproveitar a redução do preço de produtos à venda, tanto em lojas físicas como também virtuais.
Segundo o coordenador do Procon-CG, Saulo Muniz, nesse período ocorre um aumento de cerca de 50% do volume de transações de compra e venda. No entanto, esse percentual tende a crescer, considerando-se que os últimos dois anos foram atípicos para o comércio, por conta da pandemia.
“Consequentemente, a tendência é a de que cresça também o número de denúncias junto aos órgãos de defesa do consumidor por descumprimento à legislação que rege as regras de mercado”, avaliou Saulo Muniz.
Com isso, o Procon campinense orienta o consumidor a redobrar os cuidados ao fazer transações comerciais para não ser vítima de fraudes e propagandas enganosas, o que pode acarretar sérios prejuízos. Dentre as dicas importantes está a missão de buscar informação antecipada sobre o produto desejado. “Orientamos que planejar é a chave para não cair no arrependimento. Ter cuidado pra que a Black Friday não se torne em black fraude com descontos ilusórios”, destacou Saulo Muniz.
https://campinagrande.pb.gov.br/procon-de-campina-divulga-orientacoes-de-compras-seguras-para-consumidores-durante-a-black-friday/