Termina nesta quinta (25/09) a primeira ação do projeto “Notas da Voz: A Prática Vocal como Ferramenta de Cultura e Saúde no Contexto Educacional”, que tem como proposta levar música, ciência e bem-estar para dentro do ambiente escolar.
O projeto tem como objetivo promover a valorização da voz cantada como prática cultural e recurso de saúde, aproximando professores e estudantes do ensino médio da experiência vocal de forma leve, interativa e inclusiva. A equipe de visita às escolas é formada por profissionais de diferentes áreas: professora de canto, fisioterapeuta, psicóloga, fonoaudióloga e coordenador pedagógico. Juntos, eles irão mostrar como a voz, quando bem cuidada, pode ser um instrumento de expressão, identidade e qualidade de vida.
Os encontros têm duração de 1h30min e a programação conta com palestras musicais interativas conduzidas por essa equipe multidisciplinar. Além das vivências musicais e exercícios práticos baseados em canções da música popular nordestina, o projeto oferece recursos de acessibilidade como intérprete de Libras, cartilhas em Braille, versão em letras ampliadas e audiobook, garantindo que todos possam participar plenamente da experiência.
O projeto “Notas da Voz: A Prática Vocal como Ferramenta de Cultura e Saúde no Contexto Educacional” acontece com recursos do Governo da Paraíba através da Lei Aldir Blanc de incentivo à cultura. Ele seguiu a programação estando presente em três escolas públicas e no Instituto dos Cegos de Campina Grande. Outras informações podem ser obtidas pelo instagram @juarauju.
Cronograma do Projeto “Notas da Voz”:
- Escola / data / horário
- ENE Normal – 16/09, às 15h
- Inst. dos Cegos – 18/09, às 10h
- EEEFM José Pinheiro – 23/09, às 15h
- ECI Virgínius – 24/09, às 13h30
- ECIT Severino Cabral – 25/09, às 15h30
Equipe responsável:
- Direção geral e Professora de Canto: Juliana Araújo
- Coordenação pedagógica: Maxwênio Dias
- Fonoaudióloga: Maria Luiza Cruz
- Psicóloga: Danielle Nogueira
- Fisioterapeuta: Marystaine Moraes









