O Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações da Paraíba (SINTTEL-PB), solicitou a liberação de trabalhadores que fazem parte do grupo de maior risco de contaminação pelo novo coronavírus, que abrange idosos, gestantes, diabéticos, asmáticos e hipertensos.
A entidade enviou ofício às empresas de telecomunicações em atuação no estado, incluindo a A&C e Orbitall em Campina Grande, com base nas recomendações do Ministério Público do Trabalho e do Ministério da Saúde.
Segundo o presidente do sindicato, Wallace Pereira, o ofício encaminhado pelo sindicato segue as recomendações como:
+ Fornecer lavatórios com água e sabão, sanitizantes;
+ Adotar medidas que impliquem em alterações na rotina de trabalho, como por exemplo, política de flexibilidade de jornada;
+ Seguir os planos de contingência recomendados pelas autoridades, + Organizar o processo de trabalho para aumentar a distância entre as pessoas, reduzir a força de trabalho necessária, permitir a realização de trabalhos à distância, dentre outras medidas.
Vários trabalhadores do setor estão apreensivos com os possíveis riscos de contaminação pelo novo coronavírus. Segundo Wallace Pereira, nenhum caso suspeito de coronavírus nas empresas de call center da Paraíba foi registrado, mas se isso acontecer, a entidade pretende solicitar junto a Secretaria de Saúde uma suspensão das atividades de forma imediata.
Por fim, Wallace tranquilizou os trabalhadores. Ele afirmou que o sindicato irá atuar a fim de garantir a segurança dessas pessoas e disse ainda não ter motivos para um estado de pânico.
Para conferir mais sobre o assunto ouça o Jornal Integração desta sexta (20).
CONFIRA OS CANAIS DE INFORMAÇÃO DA PREFEITURA SOBRE O CORONAVIRUS AQUI