O Teatro Municipal Severino Cabral divulgou sua programação em comemoração aos 56 anos da casa. Confira abaixo quais atrações e espetáculos farão parte da semana comemorativa.
PROGRAMAÇÃO
Exposição: RETRATOS DE UM TEMPO
- Abertura: 06 de novembro (quarta-feira)
- Hora: 19h30
- Local: Galeria de Artes Irene Medeiros
- Entrada: Gratuito
27/11 – GALA 56 ANOS DO TEATRO MUNICIPAL SEVERINO CABRAL
- Balé Cidade de Campina Grande
- Ballet da UEPB
- Balé Jovem de Campina Grande
- Hora: 20h
- Local: Teatro Municipal Severino Cabral
28/11 – Espetáculo: CARA & COROA
- Grupo: Centro Artístico-Cultural da UEPB – Campina Grande – PB
- Texto: Flávio Guimarães / Direção: Chico Oliveira
- Hora: 20h
- Local: Teatro Municipal Severino Cabral
29/11 – Espetáculo: BLACK NINA
- Companhia: Balé Cidade de Campina Grande – PB
- Coreografia: Criação Coletiva / Direção Cênica: Romero Mota
- Hora: 20h
- Local: Teatro Municipal Severino Cabral
30/11 – Espetáculo: “INSTRUÇÕES PARA SER HUMANO”
- Grupo: Graxa de Teatro – João Pessoa – PB
- Direção: Daniel Porpino
- Hora: 20h
- Local: Teatro Municipal Severino Cabral
01 / 12 – Espetáculo: “MISTERIOSO”
- Grupo: Núcleo de Estudos Teatrais da UFCG – Campina Grande – PB
- Direção: Duílio Cunha
- Hora: 17h
- Local: Teatro Municipal Severino Cabral
O espetáculo “Misterioso”, uma livre adaptação teatral de “O Romance do Pavão Misterioso”, de José Camelo de Melo Rezende, será apresentado neste domingo, dia 1º, às 17 horas, no Teatro Municipal Severino Cabral, dentro da programação de aniversário dos 56 anos da Casa de Espetáculos.
Criada por alunos do curso de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que fazem parte do Núcleo de Estudos Teatrais (NETs), sob a direção de Duílio Cunha, a peça apresentada pelos alunos André Sátiro, Ariana Fernandes, Bruna Mendes, Futura Leonardo, Marina Carneiro e Yasmim Macêdo, narra, com uma linguagem contemporânea e criativa, voltada para o público infanto-juvenil, mais uma versão da clássica história de amor entre João Evangelista e a condessa Creusa, já conhecida através dos folhetos da literatura de cordel.
“Misterioso” aborda a capacidade criativa do ser humano. Esse aspecto da inventividade humana pode ser visto na contação da história, como, por exemplo, na invenção de um misterioso pavão para ajudar na jornada do herói apaixonado, bem como no próprio engendramento do espetáculo, que, longe de constituir-se como uma narrativa cênica linear, vai se formando e se refazendo através de diferentes referências e pontos de vista dos personagens e/ou do elenco.
O figurino, inspirado em cores e tons do universo infantil e nas diferentes partes que formam o corpo de um pavão, é de Jefferson de Souza. A trilha sonora, que mistura música eletrônica e sonoridade de brinquedos infantis, é de Matheus Fernandes. A ilustração e o design gráfico ficam por conta de João de Lima Neto e André Sátiro, respectivamente.
Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada) e estão à venda na bilheteria do Teatro.
01/12 – Documentário: A ARQUITETURA DE DUDA
- Direção: Ítalo Tavares
- Hora: 19h30
- Local: Teatro Municipal Severino Cabral
O documentário “A Arquitetura de Duda” será exibido neste domingo, dia 1º, às 19h30, no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande/PB, com entrada franca, encerrando a programação de aniversário de 56 anos da Casa de Espetáculos. O projeto aborda através da produção de um curta-metragem a magnífica obra do arquiteto paraibano Geraldino Pereira Duda, hoje com 83 anos. Uma de suas obras mais conhecidas, após mais de meio século de sua fundação, o Teatro Municipal Severino Cabral mantém-se como uma importante referência de arquitetura moderna e centro de confluência de todas as artes, tão atual quanto à época de sua inauguração.
Geraldino Duda contribuiu com sua importante atuação no cenário da arquitetura modernista, especialmente na região de Campina Grande, desenhando obras que se destacaram perante o cenário nacional a partir da década de 1950 devido à ousadia, a engenhosidade e as formas peculiares que marcaram seus trabalhos.
O projeto aprovado pela ANCINE e pelo Ministério da Cultura é uma realização da Bembe Filmes e conta com a direção de Ítalo Tavares, direção de fotografia de Ítalo Jones, produção de Carol Torquato e Kleyton Canuto, produção executiva por Érik Medeiros e fotografia still de Jorge Barbosa.
Este projeto propaga e democratiza as informações acerca deste ilustre personagem, como também presta uma justa homenagem por sua vida dedicada ao trabalho e ao desenvolvimento da cultura e da arte em nossa região, um devido reconhecimento ao talento e devoção de sua expressão artística.
O trabalho de Geraldino Duda fez de Campina Grande uma galeria de obras em concreto que inspira as novas gerações de arquitetos. Sua atuação frente ao desenvolvimento urbanístico e arquitetônico na prefeitura contribuiu de forma significativa para tornar a cidade uma referência de desenvolvimento para os municípios do interior do Nordeste.
É em reconhecimento à importância de Geraldino Duda e suas obras que este filme pretende imortalizá-lo através do registro cinematográfico, além de incentivar o debate acerca da preservação do patrimônio histórico-cultural.
O curta está sendo realizado com o apoio de instituições, empresas e pessoas físicas através da Lei de Incentivo à Cultura, que proporciona aos Incentivadores a dedução fiscal dos valores investidos no projeto para a declaração do Imposto de Renda.