Campina FM - Ao Vivo

Escute sem parar! baixe o nosso app.

Foto: Myrlla dos Anjos

Tem briga de santo no Sítio São João durante O Maior São João do Mundo

Compartilhe:

Idealizada pelo cenógrafo, dramaturgo e ativista cultural João Dantas, a Vila Sítio São João reproduz o cotidiano de um sítio do passado no interior, já estando consolidada como um espaço de preservação das tradições do nordeste, principalmente no que diz respeito aos festejos juninos. Este ano, o espaço trouxe uma novidade: desde o início da temporada, tem teatro no sítio! Isso mesmo: teatro imersivo e espetáculo teatral.

A primeira modalidade acontece a partir das 15h, proporcionando aos visitantes um passeio pela ambiência de uma pequena cidade interiorana, onde podem conhecer uma casa de farinha, uma bodega, os engenhos de cana de açúcar, uma capelinha (com direito a procissão) e a casa do sítio, decorada com mobiliário e objetos típicos das antigas habitações nordestinas interioranas. No teatro imersivo, um grupo de atores interpretam personagens costumeiros de cada um desses cenários, interagindo com os turistas através de falas cheias de termos nordestinos e também cantando e dançando ritmos como coco e forró.

Logo depois, por volta das 19h, é apresentada no quadrilhódromo Parafuso (nome dado em homenagem ao fundador dos 3 do Nordeste e exímio músico e luthier), a comédia Santa Festa escrita pelo dramaturgo Saulo Queiroz. Santa Festa tem direção de Jarrier Dantas e foi encenada com um elenco de dez atores e atrizes. O espetáculo tem músicas inéditas compostas pelo multiartista Kevin Melo, além de uma trilha de canções já conhecidas pelo grande público. A coreografia do espetáculo é de Romero Mota.

No elenco estão: Erik Breno (Santo Antônio), Edigar Palmeira (São Pedro), Petryck Hipólito (São João), Hermano Júnior (São Paulo), Mabi Salvino (Perpétuo Socorro), Natasha Dantas, Ísis Pompeia e Cínthia Raquel (anjos), Ítalo Meira (capiroto) e Wizley Alexandre (menestrel/São Luiz Gonzaga). A montagem tem iluminação de Gláucio Bezerra e ainda Cláudia Rego como contrarregra.

SANTA FESTA

Na véspera de São João em Campina Grande, enquanto a festa corre solta na terra, os santos juninos iniciam uma contenda no céu. Vendo do alto a alegria dos homens brincando os festejos do mês de junho, Santo Antônio e São Pedro (atiçados por uma pilhéria do Capiroto) chamam São João para uma conversa séria: eles contestam a importância da data maior dos festejos juninos e pedem uma revisão do nome Maior São João do Mundo. Segundo eles, qualquer um dos dois poderia ter uma festa mais importante, de mais destaque e popularidade, e com isso rebatizar o mês de junho como festa de Santo Antônio ou de São Pedro. A conversa vai ficando acalorada com cada um defendendo seu estandarte. Para resolver a contenda, pedem ajuda aos anjos Miguel, Rafael e Gabriel que dão opiniões divergentes e aumentam ainda mais o clima de disputa, já que cada anjo escolhe um santo como o mais importante.

O incômodo segue até que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro chega e oferece sua ajuda para dissipar a contenda. A santa propõe que seja feita uma pesquisa de opinião com as pessoas que brincam a festa. O trio de santos concorda e nesse momento do espetáculo é feito um número de plateia convidando 7 pessoas do público (para não dar empate). Cada uma manifesta seu voto (o que pode resultar em vitórias diferentes a cada apresentação).

Quando o resultado é finalmente divulgado, surgem em cena mais dois santos do mês de junho: São Paulo e São Luiz Gonzaga. O primeiro alega em sua defesa ser o divulgador do cristianismo e ter a mesma data de São Pedro como seu dia. O segundo, por ter o mesmo nome do Rei do Baião, defende que ninguém melhor do que ele para ter o seu dia incluído na festa com destaque. Inclusive, já está aprendendo a tocar sanfona.

Quando tudo caminha para uma nova contenda, Perpétuo Socorro apazigua os ânimos dizendo que outra eleição só no ano que vem e que ela, por também ser uma santa do mês de junho, se candidatará ao pleito de primeira mulher da festa junina, afinal, o São João precisa de representatividade feminina. A disputa termina em Forró, com santos e anjos executando uma coreografia digna de uma Santa Festa!

SERVIÇO

  • TEATRO IMERSIVO NA VILA SÍTIO SÃO JOÃO
  • SÁBADOS E DOMINGOS, A PARTIR DAS 15H
  • COMÉDIA “SANTA FESTA” NA VILA SÍTIO SÃO JOÃO
  • SÁBADOS E DOMINGOS, A PARTIR DAS 19h

Fonte: Assessoria

NOTÍCIAS RELACIONADAS