A história facilmente poderia ser contada de qualquer cidade média ou grande do Brasil. O longa dirigido por Kalyne Almeida, relata o drama de uma comunidade socioeconomicamente vulnerável, que passa a sofrer com a ameaça de ter seus lares, já tão sensíveis, substituídos por um grande projeto turístico. Na outra ponta, emprestando humanismo à película, a liderança de uma estudante universitária junto à comunidade, sua resistência e os perrengues de um casal, vivendo o cotidiano de uma metrópole omissa e agressiva.
O filme oferece aos estudantes que vão fazer o Enem a chance de debater os principais dramas da vida urbana brasileira: desigualdade e responsabilidade sociais, moradia, turismo desenfreado, sustentabilidade, patrimônio cultural. Em mais uma edição, a terceira deste ano, o Cine Enem convidou o Professor Márcio Steve, geógrafo e professor de escolas campinenses, a contextualizar o filme com os principais temas da prova de Ciência Humanas do Enem.
Vale muito assistir: ao filme (ainda inédito nas telas) e ao debate mediado pelo Professor Márcio.
O Cine Enem é uma realização da *FLIC – Feira Literária de Campina Grande*, em parceria com a Funesc e Cineteatro São José e apoio da 3a Região de Ensino, da Secretaria Estadual de Educação.
Serviço
- CINE Enem 2023
- Data: 05/10
- Horário: 14h
- Local: Cineteatro São José, Campina Grande (Rua: Lino Gomes da Silva – São José)
Programação
- Filme: Aponta pra de ou todas as músicas da minha vida
- Diretora: Kalyne Almeida
- Professor: Marcio Steve (Ciências Humanas)