O Tribunal Superior Eleitoral – TSE – anunciou na última quarta-feira (30) uma parceria com o Facebook Brasil e o Whatsapp para combater a desinformação e abusos durante as eleições 2020.
O acordo faz parte de uma série de medidas tomadas pelo Tribunal para incentivar a circulação de informações oficiais sobre o processo eleitoral. As plataformas ofereceram produtos e serviços, sem custo aos cofres públicos.
Segundo o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, as plataformas devem fazer valer suas regras de conteúdo para evitar o uso abusivo dos serviços, o que é ainda mais importante em períodos eleitorais.
Quem ilustrou quais os impactos dessa parceria, em conversa com o a nossa reportagem, foi o professor, advogado e especialista em Direito Digital, Cláudio Lucena. Para ele, essas ferramentas alternativas do processo eleitoral são de extrema importância, tendo em vista que temos a certeza de que elas fazem parte da realidade da maioria dos eleitores. Cláudio lucena apontou ainda que a solução para o combate as chamadas ‘Fake News’, com maior incidência nas campanhas eleitorais, tem que partir da própria população.
Outro mecanismo, que será de grande importância e deverá gerar resultados, segundo o especialista, é o impulsionamento das propagandas eleitorais nas redes sociais.
OUÇA A ENTREVISTA NO PLAYER ABAIXO