Pouco mais da metade das crianças de 1 ano a menores de 5 anos foram vacinadas contra poliomielite e sarampo após o Dia D de Imunização, realizado no último sábado (18). De acordo com o Ministério da Saúde, 51% desse público foi imunizado.
A meta do governo é vacinar, pelo menos, 95% das 11 milhões de crianças, independentemente da situação vacinal delas. A campanha vai até o dia 31 de agosto.
Segundo o ministério, para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose vão ser imunizadas com a Vacina Inativada Poliomielite. As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da tríplice viral, independente se estão com as vacinas em dia. A exceção é para as que tenham sido imunizadas nos últimos 30 dias, que não necessitam de uma nova dose.
Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e no Amazonas. Até o último dia 14, foram confirmados 910 casos de sarampo no Amazonas e mais de 5.600 continuam em investigação. Já em Roraima, foram 296 casos confirmados e 101 em investigação.