A Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria de Educação (Seduc), promoveu uma ação relativa ao Projeto “De lá pra cá, vamos brincar” que faz alusão à “Brinquedoteca itinerante”, no início da tarde desta terça-feira, 31. As atividades, que aconteceram na cozinha comunitária do Distrito dos Mecânicos, foram disponibilizadas através da Van da Brinquedoteca e tiveram início às 14h, com sequência ao longo da tarde.
As ações contemplaram a realização de atividades lúdicas, apoio pedagógico de educadoras do Ensino Infantil da Rede e ambiente preparado para crianças desalojadas após as fortes chuvas ocorridas ao longo do final de semana na cidade. Ao todo, até o momento, são 22 famílias com 26 crianças que se encontram temporariamente abrigadas no espaço disponível da cozinha comunitária.
O secretário de educação, Raymundo Asfora Neto, que participou ativamente da programação, citou a sensibilidade como sendo fator modificador da realidade atual das crianças e suas famílias no contexto de vulnerabilidade no qual se encontram.
“Pela situação delicada e de vulnerabilidade extrema que essas famílias e crianças vivenciam, a gente não pode se limitar apenas em ficar dentro de nossas estruturas, e cabe a nós oferecermos o máximo que pudermos. Estamos fazendo isso através desse apoio nas mais diversas frentes e a brinquedoteca vem trazer alento para essas pessoas”, considerou Asfora.
A gerente da Educação Infantil da Seduc, Karla Cristina, acrescentou afirmando que o projeto encampado pela Seduc dá sentido ao momento que estas crianças vivenciam.
“A Brinquedoteca Itinerante visa levar alegria e vivências lúdicas para as unidades escolares e creches da nossa cidade. E hoje especificamente o projeto traz um forte sentido para essas crianças que perderam muito do aconchego dos seus lares e um momento como esse traz alegria e conforto”, ponderou a gerente.
Brinquedoteca Itinerante
A iniciativa intitulada “ De lá pra cá, vamos brincar” pertence ao projeto da Brinquedoteca itinerante e é uma extensão do programa que funciona de forma fixa no Centro de Tecnologia Educacional (CTE), na Rua Santa Clara, sem número, no bairro do Centro.
A ação tem por objetivo inserir os estudantes das unidades escolares de creche escola da Rede em vivências lúdicas e atividades educativas de maneira democrática e itinerante.