Campina Grande perdeu, nesta segunda-feira (2), um de seus nomes mais conhecidos da comunicação. O jornalista Astrogildo Pereira faleceu aos 56 anos após sofrer um infarto. Ele estava em atividade no momento em que passou mal e não resistiu, mesmo após receber atendimento médico.
Astrogildo atuava atualmente como assessor da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) da Prefeitura de Campina Grande. Após o mal-estar, chegou a ser socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Dinamérica, mas teve o óbito confirmado na unidade de saúde.
Com uma carreira consolidada no jornalismo campinense, Astrogildo construiu uma trajetória marcada pela passagem por diferentes veículos de comunicação. Ao longo dos anos, também esteve à frente da Associação Campinense de Imprensa (ACI), entidade da qual foi presidente. Há cerca de dois anos apresentava o podcast Mobilicast – sobre Mobilidade Urbana.
Fora das redações, Astrogildo tinha forte ligação com a cultura popular da cidade. Há cerca de 35 anos, participava da organização do tradicional Bloco do Zé Pereira, um dos símbolos do pré-carnaval de Campina Grande. O desfile realizado no último sábado (31), referente à edição 2026 do bloco, contou com sua atuação direta na coordenação. Também coordenou o projeto Buzão Junino, que faz a ligação entre Campina Grande e o distrito de Galante no período do Maior São João do Mundo. Também promoveu excursões, por anos, para o importante Festival de Inverno de Garanhuns.
Foi uma das figuras mais presentes nas edições da Micarande, o primeiro Carnaval Fora de época fora do solo baiano. A festa, que colocou Campina Grande na lista das cidades que melhor realizava uma das melhores micaretas do país, contou com a atuação de Astrogildo na promoção e coordenação de diversos blocos. Foi responsável pela criação do Prêmio que laureava as atrações que arrastavam multidões pelo circuito Avenida Brasília – Parque do Povo. Em parceria com o também saudoso Raniere Barbosa, Astrogildo promoveu e coordenou o bloco Babado Novo, que lançou a cantora Claudia Leitte para o estrelato.
Na vida pessoal, era casado com Joseane Pereira com quem se casou durante uma das edições do casamento coletivo realizado no Maior São João do Mundo, na Pirâmide do Parque do Povo. Ele deixa, além da esposa, duas filhas, duas netas e um neto.
Até o fechamento desta matéria, não haviam sido divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento.









