O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, determinou a adoção de um novo protocolo de ministração de Hidroxicloroquina em pacientes que estejam com a Covid-19 no nosso município. Porém, em uma coletiva de imprensa concedida de forma online no mês de abril, o secretário de saúde de Campina Grande, Filipe Reul, afirmou que o medicamento já estava sendo utilizado no tratamento desses pacientes.
Em conversa com a nossa reportagem, Romero afirmou que o que muda nesse chamado ‘novo protocolo’ é o estágio em que será permitido a ministração do medicamento: agora também na fase inicial. Romero explicou também que a decisão de utilização da Hidroxicloroquina deve ser tomada em comum acordo entre médico e paciente.
Em relação ao encaminhamento que é dado aos pacientes que são diagnosticados com a Covid-19, Romero Rodrigues disse que, para que se evite uma superlotação dos leitos disponíveis na cidade, permanece a medida de mandar o paciente para casa seguindo uma quarentena acompanhada pela vigilância em saúde do município.