O dezembro Laranja, campanha promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), mobiliza hospitais e instituições de saúde em todo o Brasil para conscientizar sobre o câncer de pele. Em Campina Grande, o Hospital HELP e o Hospital Universitário (HU) estão juntos nessa iniciativa, oferecendo ações de prevenção, diagnóstico e tratamento.
Como parte da ação, o HELP irá realizar no próximo sábado (07 de dezembro), das 8h às 12h, no ambulatório SUS do hospital, um mutirão gratuito para conscientizar e prevenir o câncer de pele, o tipo de câncer mais comum no Brasil. Serão oferecidos atendimentos para triagem, diagnóstico e, em casos necessários, encaminhamento para cirurgias, com vagas limitadas.
“Participar dessa campanha é uma maneira de reforçar nosso compromisso com a saúde e a prevenção. Queremos educar a população e oferecer acesso ao diagnóstico precoce, aumentando as chances de sucesso no tratamento”, destacou Rossana Fischer, dermatologista do Hospital HELP.
Preencha o formulário e garanta sua vaga.
POR QUE O CÂNCER DE PELE MERECE ATENÇÃO?
O câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil, representando 33% de todos os diagnósticos oncológicos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A principal causa é a exposição inadequada à radiação solar, que afeta especialmente pessoas com pele clara, histórico familiar de câncer de pele ou alta quantidade de pintas.
FIQUE ATENTO AOS SINAIS:
- Manchas que crescem rapidamente;
- Lesões que coçam, ardem ou sangram;
- Feridas que não cicatrizam.
- Como prevenir o câncer de pele?
A PREVENÇÃO É SIMPLES E EFICAZ:
- Use protetor solar diariamente, com FPS adequado ao seu tipo de pele;
- Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h;
- Use chapéus, óculos escuros e roupas de proteção;
- Faça acompanhamento regular com um dermatologista.
Serviço:
- Data: 7 de dezembro
- Horário: 8h às 12h
- Local: Ambulatório SUS do Hospital HELP, Rua Heronides da Costa Cirne, 250, ao lado do Hospital de Trauma de Campina Grande.
- Preencha o formulário e garanta sua vaga.