O Comitê Institucional de Crises e o Colégio de Dirigentes do IFPB decidiram pela aprovação do retorno gradual das atividades presenciais no âmbito do Instituto. A deliberação ocorreu após decisão colegiada dos membros que compõem os dois órgãos e deverá ser encaminhada para aprovação do Conselho Superior.
A decisão de ambos os órgãos foi baseada em reuniões internas realizadas pelos diretores com suas comunidades acadêmicas, que pontuaram o desejo de retorno da comunidade e o avanço da vacinação em servidores e alunos, bem como a análise da conjuntura epidemiológica com a queda dos números de caso de Covid. No entanto, observou-se que o número de vacinados dentre os estudantes do ensino médio ainda é baixo.
O Reitor Nicácio Lopes afirmou que será um retorno parcial e gradual. O retorno pleno só se dará após completado o esquema vacinal de todos os estudantes. “O IFPB está mantendo uma linha de coerência e será sempre assim até o fim da pandemia. Agiremos sempre com prudência e cautela. O retorno presencial será gradual e parcial. Nós temos uma premissa que é a preservação da vida. Grande parte da nossa comunidade já foi vacinada, mas o nosso público do ensino técnico integrado que é composto por adolescentes ainda não completou seu esquema vacinal. Então teremos cautela”, afirmou o reitor.