Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Campina FM - Ao Vivo

Escute sem parar! baixe o nosso app.

Foto: canva.com

Mais de 2 milhões de pessoas já utilizaram os serviços do TeleSUS

Compartilhe:

A população brasileira não precisa sair de casa para receber diagnósticos e orientações sobre sinais e sintomas de infecção por coronavírus. Com os serviços do TeleSUS, por telefone, ligando para o Disque Saúde 136; pelo Chatbot, disponível na página do Ministério da Saúde na internet (www.saude.gov.br); ou baixando o aplicativo Coronavírus SUS gratuitamente, qualquer pessoa pode tirar dúvidas e até se consultar com um profissional de saúde. Além disso, o Ministério da Saúde, por meio da Busca Ativa, entra em contato, por telefone, para monitorar a saúde da população.

Até o momento, 5,7 milhões de pessoas já buscaram os serviços do TeleSUS. Deste total, 2,4 milhões de pessoas já foram avaliadas sobre os sintomas do coronavírus, sem precisarem sair de casa, sendo que 92,5% foram consideradas saudáveis, 4,1% de baixo risco, 1% de risco moderado e 2,4% de risco alto.

Ao buscar um desses canais ou receber uma ligação do Ministério da Saúde, as pessoas podem ser encaminhadas para o teleatendimento pré-clínico com profissionais de saúde. Até terça-feira (14/04), 78,5 mil pessoas realizaram teleconsulta com médicos, enfermeiros ou técnicos de enfermagem. Além disso, 183,3 mil pessoas foram ou ainda estão sendo acompanhadas, diariamente ou a cada dois dias, a depender de cada caso. Das pessoas que já foram acompanhadas, 70% apresentaram melhora, 24% permaneceram estáveis e 6% pioraram e foram orientadas a procurar o posto de saúde mais próximo ou a Unidade de Pronto Atendimento.

O Ministério da Saúde pretende entrar em contato com mais de 120 milhões de brasileiros por meio da Busca Ativa. Desde o dia 1º de abril, quando o TeleSUS foi lançado, 2,2 milhões de ligações automáticas já foram efetivadas. Essas chamadas servem para acompanhar a evolução da doença e mapear áreas de risco de contágio do coronavírus, a partir da identificação precoce de pessoas com sinais e sintomas de síndrome gripal. Esse mecanismo permite identificar antecipadamente pessoas vulneráveis, com sinais e sintomas de infecção por coronavírus e encontrar possíveis casos.

CANAIS

Ao ligar no Disque Saúde 136, gratuitamente, e escolhendo a opção número 1, a população pode buscar ajuda para identificar sinais da doença e até ser atendido por um profissional de saúde para tirar dúvidas e receber orientações sobre seu quadro clínico. Esse serviço já recebeu mais de 96,3 mil ligações. Diariamente, cerca de 20 mil pessoas acessam este serviço. Já o aplicativo Coronavírus SUS e o Chatbot registraram mais de 9 mil atendimentos.

“Se você tem sintomas gripais como febre, tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar, não saia de casa. Entre em contato conosco. E se você receber a nossa ligação, atenda. Nós nos preocupamos com você”, pede o secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde, Erno Harzheim.

Conheça cada um dos canais clicando AQUI

Fonte: Por Tinna Oliveira / Agência Saúde

NOTÍCIAS RELACIONADAS