Campina FM - Ao Vivo

Escute sem parar! baixe o nosso app.

Foto: canva.com

PB registra 60 mil crianças e adolescentes vítimas de trabalho infantil

Compartilhe:

Mesmo em meio à pandemia, a Secretaria da Assistência Social de Campina Grande lançou, de forma digital, uma cartilha de orientação e prevenção ao trabalho infantil e acidentes domésticos em Campina Grande neste mês de junho.

A cartilha será enviada para técnicos sociais e instituições e durante todo o mês serão produzidos vídeos sobre a temática que vem sendo trabalhada pelo órgão em parceria com outras instituições como o Ministério Público do Trabalho, que informou que cerca de 60 mil crianças e adolescentes (de 5 a 17 anos) se encontram em situação de trabalho precoce na Paraíba. Conforme o MPT-PB, o estado ocupa a 11ª posição no Ranking Nacional do Trabalho Infantil na faixa etária de 5 a 17 anos e a 5ª posição no Nordeste. Em Campina Grande, segundo a coordenadora PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), vinculado a Semas, Jussara Melo, Campina Grande atende em média 500 crianças e adolescentes vítimas de trabalho infantil.

O objetivo da campanha é motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento.

A coordenadora alertou ainda para o risco do crescimento da exploração do trabalho infantil doméstico. Jussara Melo destacou que em tempos de pandemia, as crianças e adolescentes estão em tempo integral em suas residências, o que tem gerado um aumento no número de acidentes domésticos, que na maioria dos casos, se tratam de agressões cometidas pelos próprios pais. Ela reforçou ainda que o engajamento da sociedade no combate ao trabalho infantil é essencial. O disque 100 – o disque denúncia é gratuito e anônimo.

A campanha de prevenção ao trabalho infantil e acidentes domésticos teve início na segunda (08) e vai até a próxima sexta-feira, dia 12 de junho, com material sendo veiculado nas redes sociais da semas @semascgpb e o livro digital poderá ser baixado gratuitamente na página da secretaria na Internet. Para acessar clique AQUI.

Fonte: Dayvson Victor

NOTÍCIAS RELACIONADAS