A Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio do Programa Minha Árvore, da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (SESUMA), promove até o próximo dia 7 a Semana do Meio Ambiente. A programação foi aberta na manhã deste sábado, dia 1º, na Praça da Bandeira, com a doação de mudas de árvores, entrega dos certificados do Programa Minha Árvore aos alunos de escolas municipais e a realização de uma feira de animais para adoção. O evento também tem o apoio de outras pastas municipais, a exemplo da Secretaria Municipal de Educação, além da ONG 4 Patas.
De acordo com a coordenadora do Programa Minha Árvore, Denise Senna, a semana de conscientização foi criada no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, denominada como Semana do Meio Ambiente, com o objetivo de complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU. Esta iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil.
Segundo ela, esta programação em Campina Grande será marcada por várias atividades importantes, com destaque para a criação do Bosque da Caatinga, no Parque da Liberdade, mediante o plantio de mudas de 25 espécies, formando-se um “laboratório natural” para os estudantes do município conhecerem o bioma da caatinga. O Parque da Liberdade, inclusive, é mais nova área de lazer construída pelo governo municipal.
Por sua vez, o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Geraldo Nobre, destacou a importância da semana, sobretudo quanto à conscientização da comunidade no que se refere à preservação do meio ambiente, pois o tema central da iniciativa é “Poluição Ambiental”. Ressaltou ainda que a preocupação ecológica é uma das marcas da atual gestões, o que pode ser demonstrando pela realização de campanhas educativas e programas ambientais em escolas municipais, a exemplo do Minha Árvore e, mais recentemente, do Recicla Campina.
Geraldo Nobre lembrou também que desde 2013 o governo municipal já promoveu o plantio de 40 mil árvores em todas as regiões da cidade. “Isto é uma clara demonstração de que Campina Grande está preocupada com o meio ambiente, daí o desenvolvimento de ações no campo do combate à poluição ambiental. Devemos ressaltar, ainda, que o projeto Minha Árvore nasceu dentro das escolas. Por isso, nasceu forte e vai continuar a expansão do verde em nossa comunidade”, acrescentou.
PROGRAMAÇÃO
Dia 2, a partir das 8h, na Vila Sítio São João, plantio de árvores, com a participação do Clube dos Desbravadores, da Igreja Adventista do 7º Dia;
Dia 3, com início previsto para as 8h, plantio de árvores, com a comunidade e o CPTRAN, no Bairro da Palmeira;
Dia 4 de junho, às 8h30, Oficina do Programa Recicla Campina, na Escola Municipal Lions Prata, no Bairro do Catolé;
Dia 5, a partir das 9h, Ações do Programa Minha Árvore na Escola Municipal Luiz Cambeba, no Bairro das Cidades;
Dia 6, às 8h, Criação do Bosque da Caatinga, no Parque da Liberdade;
A programação da Semana do Meio Ambiente termina na sexta-feira, dia 7, no Bairro das Três Irmãs e Portal Sudoeste. Às 8h, plantio em área verde; às 9h, entrega dos galpões às Cooperativas de Materiais Recicláveis; às 10h, Recicla São João.