O entrevistado do ‘Café com Notícia’ do Jornal Integração desta terça-feira foi o presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool do Estado da Paraíba (Sindalcool-PB). Edmundo Barbosa falou sobre a realidade do setor sucroalcooleiro paraibano e ainda destacou as vantagens de o consumidor utilizar o etanol para abastecer o carro.
Sindalcool (PB) faz aniversário e se fortalece na Paraíba em defesa de uma energia limpa e renovável
A Paraíba ocupa no Nordeste uma posição privilegiada na produção de energia da biomassa derivada da cana-de-açúcar com 102 megawatt, segundo boletim da Empresa de Pesquisas Energéticas do Ministério de Minas e Energia (EPE/MME). O processo é o resultado da energia solar convertida em sacarose e fibra na cana-de-açúcar.
Esta indústria está presente na Paraíba desde o século XVII, fortalece a economia por meio dos produtos, empregos e impostos recolhidos ao fisco.
Hoje, a usina com a biotecnologia é chamada de biorrefinaria, porque tem potencial de extrair produtos com maior valor agregado. A atividade reduz a poluição por absorver gás carbônico da atmosfera no campo e produzir etanol através do processo biológico da fermentação. Essa indústria é reconhecida atualmente por contribuir para o meio-ambiente.
O setor sucroalcooleiro na Paraíba, passou por uma profunda organização há 40 anos através da Associação da Indústria do Álcool do Estado da Paraíba, onde mais tarde essa associação recebeu do governo a carta sindical como Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool na Paraíba (Sindalcool), cujo aniversário, se comemora nesta quarta-feira (16).
Saiba mais sobre o setor sucroenergético paraibano clicando AQUI.