Campina FM - Ao Vivo

Escute sem parar! baixe o nosso app.

Foto: Assessoria

RESULTADO – Promoção: “Beatles Para Crianças”

Compartilhe:

CONFIRA O SORTEIO DA SEXTA

01 – CIBELE GUIMARAES SILVA SEVERO – JOSÉ PINHEIRO

02 – OLÍVIA GOMES – BODOCONGÓ

03 – SAMARA OLIVEIRA SILVA – ROCHA CAVALCANTE

CONFIRA O SORTEIO DO SÁBADO

01 – LÍDIA ARAUJO ALVES – LIBERDADE

02 – GISELE MOREIRA DE LIMA – CRUZEIRO

IMPORTANTE

Os ouvintes ganhadores deverão se dirigir ao teatro Facisa e na bilheteria apresentar a identidade na lista da Campina Fm. Cada ganhador terá direito a entrar com um acompanhante.

É recomendado se preparar para uma aventura divertidíssima quando os músicos do BPC – Beatles para Crianças subirem ao palco. O espetáculo reúne os sucessos do quarteto de Liverpool, com arranjos originais, entre eles I Want To Hold Your hand, All My Loving e Yellow Submarine, mesclando histórias contadas e cantadas.

Primeiro vale aprender os quatro movimentos básicos do rock, seguindo o convite da banda:

  1. Levante os braços, soque o ar.
  2. Balance a cabeça.
  3. Dance loucamente.
  4. Por fim, faça o solo imaginário de guitarra, mais conhecido como air guitar.

Depois é se deixar tomar pelo entusiasmo, entrar na brincadeira de dançar, cantar e conhecer canções históricas dos Beatles para no final receber o certificado de #meuprimeiroshowderock.

SHOW

O show abre com a projeção de uma animação do jogo de videogame RockBand. Durante o espetáculo as crianças conhecem os instrumentos usados pela banda e na Blackbird o público é convidado a fazer parte de uma orquestra com sons corporais. Algumas músicas depois, com a plateia já incendiada de energia e animação, é a vez dos pais e adultos formarem um grande coral cantando e dançando Twist and Shout. Momento emocionante é quando as luzes se apagam e os celulares se acendem, criando aquele mar de luzes que todo show de rock tem.

CRÍTICA

No texto de apresentação do primeiro disco do BPC – Beatles Para Crianças, o crítico especializado em programação infantil Dib Carneiro Neto dá o mapa da mina ao avalizar o trabalho do grupo que, tudo indica, ruma a uma carreia promissora. Ao reproduzir sua experiência com o show e o CD do BPC com referências ao psicanalista e educador mineiro Rubem Alves (1933-2014) e ao neurolinguista inglês Oliver Sacks (1933-2015), o jornalista, crítico e dramaturgo coloca o trabalho em lugar de destaque entre as obras dedicadas às crianças.

“Mais do que um mero divertimento, também há um forte componente de ‘iniciação musical’ em todo o projeto Beatles Para Crianças”, escreve Dib. Tanto nos shows como no CD de estreia, o grupo deixa clara sua intenção.

Para o educador, músico e diretor musical Fábio Freire (formado em Música e Arte, pós-graduado em Arte Educação, idealizador, vocalista e violonista do BPC), “a ideia do projeto Beatles para Crianças ultrapassa a realização de shows e a gravação de CDs. Somos músicos e educadores. Queremos levar referências para as crianças, unir as famílias em algo comum, gerar conteúdo de qualidade para todas as crianças e jovens. O CD será uma das nossas ferramentas para cumprir esse combinado”.

ORIGEM

Criado em 2011, dentro de uma escola, numa iniciativa de aumentar o repertório das crianças nos intervalos das aulas, o projeto Beatles para Crianças estreou em show em 2014. Dois anos antes, Fábio Freire havia sido selecionado pelo programa Fantástico, da Rede Globo, em uma campanha para divulgar a turnê brasileira de Paul McCartney. Sem pretensão, o músico enviou vídeos com uma apresentação do início do BPC ainda em um intervalo de escola. A “bênção” do Beatle aconteceu em Recife e ajudou ainda mais a impulsionar a carreira do grupo.

A partir de então, Fábio Freire teve a certeza de que deveria continuar com o projeto. Em 2014, convidou o amigo, parceiro, ator e também educador Gabriel Manetti (formado em Artes Cênicas com pós-graduação em Dramaturgia) para ingressar no projeto. Criaram o roteiro do show, com histórias e projeções. Fabio Freire e Gabriel Manetti se uniram a mais três músicos para o show: Eduardo – Ludi – Puperi (guitarras e  teclado), Humberto Zigler (bateria) e Johnny Frateschi (baixo).

O projeto foi dando certo, com lotação de público. Sesc Ipiranga e Teatro UMC abrigaram os primeiros shows. A ideia de se apresentar para toda a família, unindo gerações, estava sendo muito bem-aceita, com casas lotadas. A crítica também foi positiva. E até agora eles já se apresentaram para mais de 50 mil pessoas em diversos locais e situações e em mais de 200 shows.

O CD E OUTROS PROJETOS

O disco de estreia do projeto BPC – Beatles para Crianças começou a ser gravado em maio de 2016, em parceria com o estúdio A Voz do Brasil e a gravadora MCD (conhecida por lançar discos do grupo A Palavra Cantada, Barbatuques e Tiquequê), reunindo 15 canções dos Beatles e histórias e surpresas do show. No encarte, do “primeiro CD de rock” da criançada há um manual do rock, um livreto com histórias sobre o gênero musical, os movimentos do ritmo e ilustrações dos momentos mais marcantes. A retranca Você sabia que…? traz dados sobre a história da guitarra, a formação da bateria, do teclado e do baixo, entre outras.

“Cada vez mais o projeto Beatles Para Crianças abre novas fronteiras para oferecer conteúdo de qualidade para as crianças e suas famílias. Nossa produção caminha no sentido de dar continuidade na experiência vivida durante o show. Nessa busca criamos o projeto Coral BPC, que reúne mais de 30 crianças em encontros semanais de muita música, teatro e jogos. O repertório do coral não podia ser outro a não ser as canções dos Beatles e os arranjos criados com muito carinho pela banda BPC.”

O grupo criou canais na internet e abriu espaço de conversa entre o grupo e as famílias. No youtube estão as histórias contadas nos shows acompanhadas por ilustrações no canal BPC Rocks.

As novidades da banda não param por aí. Já está lançado o livro Beatles Heróis (Editora Matrix), que num formato híbrido de histórias em quadrinhos com textos em prosa apresenta os integrantes do Beatles Para Crianças como super-heróis.

FICHA TÉCNICA DO SHOW

Fabio Freire – voz, guitarra, violão, ukulele e charango. Gabriel Manetti – voz e percussão.

Edu (Ludi) Puperi – guitarra, violão, teclado e vocais. Johnny Frateschi – baixo e vocais.

Humberto Zigler – bateria e percussão. Rafaela Perticarrari e Vic Ariante – produção geral e projeção.

SERVIÇO

LOCAL: Teatro Facisa

DIA: 30/09

HORA: 17H

INGRESSOS: (R$ 50 – meia) (R$ 100 – inteira)

Fonte: Assessoria

NOTÍCIAS RELACIONADAS