Campina FM - Ao Vivo

Escute sem parar! baixe o nosso app.

Foto: @torocriatividade

Renan Barbosa e Sandra Belê apresentam releitura de clássico imortalizado por Marinês

Compartilhe:

Renan Barbosa e Sandra Belê, músicos independentes com décadas de carreira, compartilham a força do forró correndo nas veias, a amizade, a admiração mútua e uma mesma paixão: a cantora Marinês – a rainha do xaxado.

Marinês foi criada em Campina Grande/PB (onde viveu seus últimos anos de vida), de onde saiu, nos longínquos anos 50, Sertão e Brasil afora, cantando forró e levando alegria ao povo, inspirada pelo grande Luiz Gonzaga. Desafiou o machismo e o preconceito, numa carreira que durou mais de 50 anos e teve espaço para músicas ousadas, maliciosas, que louvavam o desejo, a paixão, o chamego.

Renan assistiu, na infância e adolescência, a muitos shows de Marinês, além de acompanhar seus lançamentos em LPs e nas rádios. Nos anos 80, a cantora Marinês realizou uma gravação icônica do forró Jeito Manhoso (Nando Cordel) com o talentosíssimo, e um mestre da música regional, Jorge de Altinho.  Era uma época em que todo o Nordeste, terminado o carnaval, elegia uma música para ser o hit das festas juninas daquele ano, tocada incessantemente nas rádios. E Jeito manhoso ganhou os corações e a voz do público, convertendo-se imediatamente num clássico.

Passados mais de trinta anos, a música volta não às vitrolas da época, mas ao atual streaming, em uma parceria que promete ser tão envolvente quanto a primeira, numa colaboração dos artistas paraibanos Renan Barbosa e Sandra Belê.

RENAN BARBOSA

Renan Barbosa nasceu em Campina Grande e mora há mais de 30 anos no estado de São Paulo. É cantor e compositor de MPB, com 35 anos de carreira, e tem o forró como régua e compasso de sua trajetória. Foi dele a ideia e a produção executiva do projeto. Sandra Belê nasceu em Zabelê, pequena cidade do sertão, já morou em São Paulo e atualmente conduz sua carreira a partir de João Pessoa (PB). O forró é a essência do seu trabalho.

“Marinês deixou um legado inestimável para a música brasileira, uma legião de fãs e de artistas influenciados pelo seu trabalho” — explica Renan. “Ela abriu o mundo da música para as mulheres intérpretes do Nordeste, da sua e de todas as gerações que vieram depois” — completa Sandra. Daí, nessa primeira gravação em parceria, não poderia ser outra a música escolhida.

Convite aceito por Belê, restava escolher os músicos talhados para a missão. O arranjo foi criado pelo acordeonista e maestro Thadeu Romano, um estudioso do forró pé-de-serra e da obra de Jackson do Pandeiro, que se inspirou na formação de “regional” que era muito usada por Jackson, para trazer um clima de autêntico forró, mas sem soar “antigo” ou puramente nostálgico; e ainda trazendo frescor e inventividade, descolando-se da obra original. Thadeu também arregimentou a banda e realizou a direção musical.

A musicista Wanessa Dourado (que se destaca tocando com uma rabeca sublime!), fez um dos seus últimos trabalhos em estúdio, antes de ter sua vida ceifada num acidente — este ano. Para a gravação das vozes, Renan escolheu o Paredemeia estúdio, comandado pelo produtor Rovilson Pascoal.  E assim nasceu o novo single.

A mesma alegria, malícia e espontaneidade que marcaram a gravação original são encontradas na nova versão. Quem conhece Jeito manhoso com certeza irá amar essa nova versão, e os mais jovens serão conquistados pelo arranjo moderno, mas fiel ao forró-raiz, criado por Thadeu Romano. Pouco antes do final, um espirituoso diálogo entre os intérpretes aproxima ainda mais os ouvintes da atmosfera descontraída do forró.

A capa do single, que remete às xilogravuras dos mestres nordestinos, foi criada pela Toró Criatividade, agência de comunicação de João Pessoa (PB).

  • FICHA TÉCNICA – Single Jeito Manhoso
    • Autor: Nando Cordel (editora Universal Music)
    • Arranjo e direção musical: Thadeu Romano
    • Gravada no Estúdio Paredemeia por Rovilson Pascoal, em fevereiro de 2024
    • Mixagem: Kaneo Ramos
    • Masterização: Adonias Jr. (Estúdio Ársis)
    • Voz: Renan Barbosa e Sandra Belê
    • Acordeon: Thadeu Romano
    • Zabumba, triângulo, pandeiro: Lucas Brogiolo
    • Rabeca: Wanessa Dourado
    • Violão, cavaco, baixo: Deni Mastrodomenico
    • Flauta: César Roversi

Fonte: Assessoria

NOTÍCIAS RELACIONADAS