O Centro de Referência em Assistência Social – Cras, do bairro do Jeremias, vai realizar oficinas de Reaproveitamento de Alimentos. Podem se inscrever pessoas com interesse na técnica de reaproveitamento. As oficinas serão realizadas às segundas-feiras, das 14h às 16h, até o próximo mês de novembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede do Cras, que funciona ao lado da Feirinha do Jeremias, no horário das 7h às 17h.
O Cras do Jeremias é coordenado por equipes da Secretaria de Assistência Social de Campina Grande (Semas). As participantes serão acompanhadas pela nutricionista Vivian Seabra, da Secretaria de Educação de Campina Grande (Seduc), órgão que apoia o projeto. Algumas mulheres, assistidas pelo Cras, já participaram das oficinas. No entanto, a abertura de novas vagas para o público ocorreu após uma demanda da própria comunidade.
O primeiro encontro foi realizado na última segunda-feira, 12, na unidade do Cras, com a presença de mulheres que participam do Grupo de Convivência e também de adolescentes com interesse em participar das oficinas. A próxima oficina deverá acontecer na próxima segunda-feira, 19 de agosto. Na prática, as participantes acompanharam as orientações da nutricionista da Seduc.
Nas oficinas, as mulheres conhecerão sobre a culinária de reaproveitamento de alimentos; importância no uso de hortaliças; de folhas, à exemplo da couve; importância do trigo e sobre o uso correto de gorduras saudáveis; problemas causados pelo excesso de alimentos, além dos benefícios dos chás
A equipe da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (CSAN), da Semas, acompanhará toda a atividade. As oficinas são uma oportunidade para reaproveitar os alimentos, a partir das cascas e talos, promovendo economia.