O Ministério da Saúde agilizou o acesso gratuito a absorventes higiênicos para mulheres inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). A partir de agora, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) podem emitir a autorização para a retirada dos absorventes, tornando o processo mais rápido e simples.
COMO FUNCIONA
ONDE BUSCAR: A beneficiária deve procurar uma Unidade Básica de Saúde.
AUTORIZAÇÃO SIMPLIFICADA: O profissional de saúde na UBS pode emitir a autorização de retirada diretamente, eliminando a necessidade de usar o aplicativo Meu SUS Digital.
RETIRADA NA FARMÁCIA POPULAR: Com a autorização em mãos, a pessoa pode ir a qualquer farmácia credenciada no programa Farmácia Popular.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: Para retirar os absorventes, é preciso apresentar um documento de identificação com foto e o CPF.
DISPENSA PARA MENORES: A nova regra permite que adolescentes de até 16 anos retirem o benefício sem acompanhamento de um responsável legal.
QUEM TEM DIREITO
A iniciativa é para pessoas que menstruam, com idade entre 10 e 49 anos, e que se encaixam nos seguintes critérios:
- Inscritas no CadÚnico.
- Renda familiar por pessoa de até R$ 218.
- Estudantes de baixa renda da rede pública (renda familiar de até meio salário mínimo).
- Em situação de rua, sem limite de renda.
- Dignidade e acesso garantidos
A medida é um passo importante para assegurar a dignidade menstrual, garantindo que as pessoas que menstruam tenham acesso a itens básicos de higiene, o que impacta diretamente na saúde e bem-estar.








