Setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.
Segundo a OMS, são registrados cerca de mais de setecentos mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de dezesseis milhões de tentativas no mundo. “No Brasil, acontece uma morte por suicídio a cada 45 minutos, mas para cada morte temos outras 20 tentativas. Os números são altos e preocupantes”, explicou o psiquiatra Humberto Müller, em entrevista concedida à Agência Câmara de Notícias. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Aproximadamente 97% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar, dentre outros transtornos e abuso de substâncias. É importante ressaltar também as sequelas pós-pandêmicas na vida emocional dos indivíduos.
Durante todo esse mês, o Espaço de Acolhimento Humanitário Thayná Tavares celebrará a vida através de uma programação especial. Serão refletidos temas importantes sobre o suicídio. Para acompanhar é só se inscrever no canal do YouTube: clicando AQUI. É possível também seguir o perfil no Instagram: @espacohumanitariott.
O propósito da instituição é informar a população como prevenir o suicídio, pois a melhor maneira de evitá-lo é através de diálogos e debates que abordem o tema. Esse ano o espaço de acolhimento humanitário Thayná Tavares foi convidado a se fazer presente nas escolas. Toda a programação terá o tema: “Valorização da Vida”.
Confira:
- 14/09 – QUINTA
- Tarde
- Escola Leonardo Vitorino
- 15/09 – SEXTA
- Manhã
- Colégio Ana Amélia
- 20/ 09 – QUARTA
- Tarde
- Escola Paulo Freire
- 29/09 – SEXTA
- Manhã
- Escola Presidente Kennedy
O Espaço de Acolhimento Humanitário Thayná Tavares, criado em memória da filha da diretora, a empresária e pedagoga Maria do Socorro Tavares da Silva. Thayná Tavares, no dia 20 de dezembro de 2017 tentou o suicídio, vindo a óbito no dia 24 de dezembro daquele ano. Entre a dor e a saudade, sua mãe passou a pesquisar sobre o suicídio na busca por descobrir os motivos que levaram ao suicídio da filha.
NOSSA MISSÃO é ressignificar a vida através de ações de valorização do ser humano, resgate da estima, da esperança e do sorriso, com o firme propósito de promover a saúde mental e física dos nossos assistidos, bem como o crescimento de nossos colaboradores como pessoas que servem a comunidade com solidariedade.
NOSSO OBJETIVO é ser referência no Brasil, especialmente na região Nordeste como entidade que atua, efetivamente, para a redução de índices de suicídio e que contribui de forma diferenciada, com a promoção do bem-estar humano na sociedade.
O Espaço de Acolhimento Humanitário Thayná Tavares foi lançado no dia 22 de setembro de 2018, sendo reconhecido e autorizado no dia 19 de março de 2019. Somos uma Associação sem fins lucrativos. No ano de 2023, de janeiro até agosto, realizamos aproximadamente 20 escutas e 350 sessões de psicoterapia. Destas sessões, permanecemos com uma estimativa de 150 pacientes com acompanhamento psicoterapêutico, 11 receberam altas e 14 desistiram do tratamento.
É importante destacar que estamos com uma carência de voluntários na nossa instituição, especificamente de estudantes de psicologia e/ou psicólogos (as). Esperamos sensibilizar também ao poder público, seja o poder executivo municipal ou estadual. Contamos também com o apoio dos nossos vereadores, deputados estaduais e federais, além dos nossos senadores. Precisamos juntos cuidar saúde mental da nossa população e juntos sempre seremos mais fortes.
Convocamos a todos que possam contribuir financeiramente ou através da realização do trabalho voluntário.
Colaborem com a instituição! As doações podem ser depositadas na conta:
- Caixa Econômica Federal
- Agência 0737
- Operação 003
- Conta 00002517-0
- Razão social Associação Espaço de Acolhimento Humanitário Thayná Tavares
- CNPJ 31.880.930/0001-00.
A instituição também aceita doações em PIX.
- A chave PIX é o nosso CNPJ: 31880930000100