A investigadora da Polícia Civil da Paraíba e doutoranda em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Hilmaria Xavier Silva, lançará seu livro “A Invenção de um Lugar: vivências e memórias da Favela da Cachoeira”. O lançamento ocorrerá nesta terça-feira, 13, às 19h30, no Museu dos Três Pandeiros, em Campina Grande.
O livro “A Invenção de um Lugar: vivências e memórias da Favela da Cachoeira”, da autora Hilmaria Xavier Silva é resultado da dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós- Graduação em História da UFCG.
A obra conta a História da Favela da Cachoeira, considerada pelo senso comum a favela campinense portadora das piores condições habitacionais. Além da falta de saneamento, coleta de lixo, pavimentação e outros serviços básicos, os moradores locais conviviam com o desabamento de encostas e barreiras. Por mais de quatro décadas, dezenas de casas foram ao chão no período de chuvas, deixando famílias inteiras desabrigadas. A favela chegou a ter, entre os anos de 1959 e 2006 (datas que marcam respectivamente o início de sua formação espacial e a desconstrução daquele lugar enquanto espaço habitado) cerca de 2.336 habitantes, 670 habitações, sendo 40% delas em situação de risco.
O livro traz ainda relatos orais de memórias de ex moradores da favela, que contam como era viver na favela, contam suas conquistas decorrentes de suas lutas sociais que resultaram na mudança dos moradores para o Bairro da Glória.